Transparência dos dados
Desde o início da pandemia, o CDC publicava regularmente dados sobre a disponibilidade de leitos hospitalares e unidades de terapia intensiva em todo o país. Ryan Panchadsaram, que ajuda a administrar um site de rastreamento de dados chamado Covid Exit Strategy, disse que quando tentou coletar os dados do CDC na terça-feira, já não encontrou.
O banco de dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos que receberá novas informações não é aberto ao público, o que poderia afetar o trabalho de dezenas de pesquisadores, modeladores e funcionários da saúde que dependem dos dados do CDC para fazer projeções e decisões cruciais.
Atraso do CDC em repassar os dados
Michael Caputo, secretário assistente do departamento de assuntos públicos do governo Trump, confirmou a mudança afirmando em comunicado que "o novo sistema de dados mais rápido e completo é o que nossa nação precisa para derrotar o coronavírus", acrescentando que o CDC tem um atraso de uma semana na comunicação de dados do hospital. A justificativa do governo é que o sistema da CDC é inadequado e disse que os dois sistemas seriam interligados. O C.D.C. continuaria a divulgar dados, disse ele. “Hoje, o CDC ainda tem pelo menos uma semana de atraso em relatar dados de hospitais ”, disse Caputo. “A América exige isso em tempo real. O novo, mais rápido e completo sistema de dados é o que nossa nação precisa para derrotar o coronavírus, e a C.D.C., uma divisão operacional da H.H.S., certamente participará dessa resposta simplificada de todo o governo. Eles simplesmente não o controlarão mais. ”