O 211 é um número de três dígitos, fácil de lembrar, atribuído pela Comissão Federal de Comunicações com a finalidade de proporcionar o acesso rápido a informações sobre saúde e serviços de ajuda à comunidade.
Assim como temos o 911, designado especificamente para emergências, ou o 411 para informações, o 211 foi criado com a finalidade de auxiliar o consumidor em diversas áreas; de banco de alimentos até auxílio moradia.
Especialistas trabalham com os consumidores, que entram em contato para avaliar as suas necessidades, determinam as opções, fornecem programas adequados e, muitas vezes, chegam à intervir em situações de crise, conforme necessário. Uma das atuações mais fortes do 211 é na linha de auxílio em prevenção ao suicídio.
Entretanto, existem muitas outras áreas também:
- Necessidades humanas básicas: como bancos de alimentos, roupas, abrigos, assistência a aluguel, assistência ao pagamento de contas de utilidade pública, informações do governo (City, County), além de serviços e programas do Estado. Muitas pessoas não têm certeza do que o governo oferece em termos de beneficios e não sabem o que fazer para entrar em contato. Sendo assim, através do 211 estas pessoas são apontadas na direção certa.
- Programas de Saúde Física e Mental: programas de seguro de saúde, saúde materna, linhas de informações médicas, serviços de intervenção de crise, grupos de apoio, aconselhamento, intervenção de drogas e álcool e de reabilitação.
- Assistência para procura de emprego: apoio financeiro, formação profissional, assistência de transporte e programas de educação.
- Suporte para residentes e pessoas com deficiências, idosos: creches de adultos, programa “Meals on Wheels”, etc.
- Assistência para Crianças, Jovens e Famílias: Programas “after school”, “Head Start”, centros de recursos da família, acampamentos de verão e programas de recreação, orientação, tutoria e serviços de proteção.
- Oportunidades de voluntariado e doações: envolvimento da comunidade, centros de voluntários, alívio de desastres.
- Assistência a veteranos: programas que servem veteranos e suas famílias, recursos de saúde mental, aconselhamento, etc.
Quem pode usar o 211?
Se você está procurando ajuda com um problema e você não sabe para onde se virar, ou você simplesmente quer informações sobre um serviço , 211 é para você.Quando posso chamar?
211 está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Quem responde as chamadas do 211? O Helpline Center é a única organização no estado credenciada por ambos os AIRS (Aliança de Informação e Referência Systems) e AAS (Associação Americana de Suicidology).Como o 211 funciona?
Se você estiver em uma das comunidades abrangidas pelo serviço 211, basta pegar seu telefone residencial, telefone do escritório, ou telefone celular e discar 211. O 211 é um telefone “coringa” para que você possa ter acesso aos diversos tipos de auxílio disponíveis em nossa comunidade. É muito importante repassar esta informação aos nossos parentes e amigos; às vezes, uma mãe solteira que precisa de auxílio aluguel ou uma pessoa que necessite de cuidados mentais. E, ao contrário do acesso ao 411, por exemplo, as chamadas são inteiramente gratuitas, assim como as chamadas de emergência para o 911. Para obter assistência adicional ou para maiores informações, entre em contato com [email protected]. Uma boa semana a todos!