Cristina Boner explica o que é transformação digital

Por Arlaine Castro

Cristina Boner explica o que é transformação digital

Cristina Boner explica o que é transformação digital

Cris Boner e Bruna Léo Boner : A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes.

Como a transformação digital será diferente para cada empresa, pode ser difícil localizar uma definição que se aplique a todas. Além disso, isso às vezes significa abandonar os processos de negócios de longa data sobre os quais as empresas foram construídas em favor de práticas relativamente novas que ainda estão sendo definidas

Por que a transformação digital é fundamental nos dias de hoje?

Cris Boner e Bruna Léo Boner : A transformação digital é fundamental para todas as empresas, desde as pequenas até as empresas. Essa mensagem vem alta e clara de aparentemente cada palestra, painel de discussão, artigo ou estudo relacionado à como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que não está claro para muitos líderes de negócios é o que significa transformação digital. É apenas uma maneira cativante de dizer "mover para a nuvem"? Quais são as etapas específicas que precisamos realizar? Precisamos projetar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a transformação digital ou contratar um serviço de consultoria? Que partes de nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?

Uma observação: Alguns líderes acham que o próprio termo "transformação digital" se tornou tão amplamente usado, tão amplo, que se tornou inútil. Você pode não amar o termo. Mas, ame ou não, as ordens de negócios por trás do termo - repensar antigos modelos operacionais, experimentar mais, se tornar mais ágil em sua capacidade de responder aos clientes e rivais - não vão a lugar nenhum.

Também é importante notar que as organizações de hoje estão em lugares diferentes no caminho para a transformação digital. Se você está se sentindo preso em seu trabalho de transformação digital, você não está sozinho. Uma das questões mais difíceis na transformação digital é como superar as lombadas iniciais da visão à execução. Isso cria angústia: muitos CIOs e organizações pensam que estão muito atrás de seus colegas na transformação, quando esse não é o caso.

Este ano, a pandemia COVID-19 trouxe uma nova urgência para atender às metas de transformação digital - e forçou muitas organizações a acelerar o trabalho de transformação.

E como iniciar uma transformação Digital?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner : A transformação digital deve começar com uma declaração de problema ou uma oportunidade. "O" porque "da transformação digital da sua organização pode ser em torno de melhorar a experiência do cliente, aumentar a produtividade ou elevar a lucratividade. A partir dai, pense em sobre automação de operações, sobre pessoas e sobre novos modelos de negócios.

Mas é preciso ter cultura digital para fazer essa transição?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner : Digital" é uma palavra complicada. E isso causa muita dor nas organizações. Não somente a cultura, mas também a liderança. Pode-se ter todas essas coisas, a visão do cliente, os produtos e serviços, dados e tecnologias realmente interessantes, mas se a liderança e a cultura não estão no centro, ela falha em qualquer empresa seja financeira, agrícola, farmacêutica ou de varejo - é essencial.

Os líderes precisam estar totalmente cientes dessa realidade enquanto estruturam as conversas em torno da transformação digital.

Por que a transformação digital é importante?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner : Porque é uma questão de sobrevivência. Na esteira da pandemia, a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente às interrupções da cadeia de suprimentos, às pressões do tempo para o mercado e às mudanças rápidas nas expectativas dos clientes se tornou crítica.

E as prioridades de gastos refletem essa realidade, afinal todos concordam que o comportamento do consumidor mudou rapidamente de muitas maneiras desde o início da pandemia. Então estamos assistindo como sistemas automatizados otimizados em áreas como gerenciamento da cadeia de suprimentos quebraram quando confrontados com mudanças rápidas na demanda e no fornecimento - uma realidade que quase todo mundo enfrentou em um nível pessoal durante a pandemia.

E essa mudança veio para ficar?

Cris Boner e Bruna Léo Boner : Esses últimos 2 anos foi um teste forçado de muitas coisas em que pensamos, mas não tentamos. É cedo para adivinhar quais mudanças de comportamento do consumidor serão duradouras. No entanto, o digital está se acelerando em quase todos mercados e categorias de produtos e serviços. Um fator importante a ser observado será o grau em que a mudança forçada reverterá como o consumo do streaming e ao condicionamento físico online que devem permanecer permanentemente. Segundo Cristina Boner do Grupo TBA, de uma forma geral, as maiores mudanças foram em torno da comida. Tanto comida caseira quanto compras online - uma categoria que geralmente tem resistência a ser movida para a Internet - provavelmente permanecerão mais populares entre os consumidores do que no passado. As transações sem dinheiro também estão ganhando força.

E qual o caminho a seguir?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner : Acredito que os executivos de TI dentro das organizações vão liderar o grupo. Essa é a questão existencial em jogo na infusão digital de hoje em que a ação ousada deve ser ativamente apoiada por experimentação e descoberta de caminhos prontos. Isso deve ser feito enquanto se gerencia a inevitável batida diária de problemas operacionais, a prestação de serviços e as surpresas do imprevisível, como um importante ataque cibernético ou violação de informações. "

Agora, sem dúvida alguma, melhorar a experiência do cliente se tornou uma meta crucial - e, portanto, uma parte crucial da transformação digital.

Como a pandemia COVID-19 mudou a transformação digital?

Cris Boner e Bruna Léo Boner : O COVID acelerou rapidamente o" o quê "e o" como "das agendas de transformação digital das empresas

Pegue a experiência do funcionário, por exemplo. Mesmo que a experiência do funcionário tenha se tornado um tema-chave na comunidade de RH, nos círculos de TI essa noção estava recebendo uma recepção amena. Mas se olhar o que acontece e ocorre com grande parte da força de trabalho agora remota, a experiência dos funcionários com a tecnologia digital passou de" bom ter "para" a única maneira de fazer o trabalho. Consequentemente, está obtendo o foco na solução de problemas que provavelmente merecia há muito tempo como por exemplo podemos destacar o suporte ao cliente por meio de ferramentas, incluindo chatbots. 

Em resposta a uma ruptura dramática, muitas organizações passaram por uma renegociação saudável de seu relacionamento com a tecnologia digital - priorizando" e constatando: Veja o "software funcional".

Qual é a aparência de uma estrutura de transformação digital?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner: Embora a transformação digital varie amplamente com base nos desafios e demandas específicas da organização, existem algumas constantes e temas comuns entre os estudos de caso existentes e estruturas publicadas que todos os líderes de negócios e tecnologia devem considerar ao embarcar na transformação digital.

Por exemplo, esses elementos de transformação digital são frequentemente citados:

  • Experiência do cliente
  • Agilidade operacional
  • Cultura e liderança
  • Capacitação da força de trabalho
  • Integração de tecnologia digital

Qual o papel da cultura na transformação digital?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner: Nos últimos anos, a função de TI mudou fundamentalmente. Deixou de ser operacional para ser estratégico. É responsável pelo sucesso da organização em alcançar seus objetivos estratégicos, gerar receita.

Além de focar na economia de custos, a TI se tornou o principal impulsionador da inovação nos negócios. Abraçar essa mudança exige que todos na empresa repensem a função e o impacto da TI em sua experiência diária.

Em resumo, a mudança brusca foi de 'Vamos executar um monte de soluções empacotadas que compramos para 'Vamos construir e criar novos recursos que não existiam antes. ' Se você olhar para a grande maioria das startups, elas não estão começando com pacotes de software gigantescos como a base de sua empresa. Se você está tentando criar inovação dentro de uma grande empresa, não deve começar com executar o sistema, servidores coisa e tal. O que está em jogo

é uma questão de gente. Os líderes de TI trabalham em equipes multifuncionais mais do que nunca. As iniciativas de transformação digital geralmente remodelam grupos de trabalho, cargos e processos de negócios de longa data. Quando as pessoas temem seu valor e talvez seus empregos estejam em risco, os líderes de TI sentirão a resistência. Portanto, as "habilidades pessoais" de liderança - que se revelam bastante difíceis - são muito procuradas. "Isso ficará aparente quando você ouvir coisas como, 'Ei, estamos trabalhando com sua equipe e parece diferente' ou, 'Não podemos acreditar que a TI entregou este projeto antes do tempo e atendeu às minhas necessidades de negócios'."

O que impulsiona a transformação digital?

Cris Boner Leo e Bruna Léo Boner Silva: Um elemento importante da transformação digital é, obviamente, a tecnologia. Porém, muitas vezes, trata-se mais de descartar processos desatualizados e tecnologias legadas do que adotar novas tecnologias. É também permitir a inovação. Na área de TI governamental, por exemplo, mais agências governamentais estão prestes a realizar todo o potencial do modelo de nuvem - além do corte de custos para usar a nuvem para obter vantagens estratégicas.

A prevalência de tecnologia legada em TI corporativa ainda atrapalha a capacidade dos CIOs de embarcar com sucesso em uma estratégia de transformação digital.

Mais: Educação a Distância - por Bruna Boner Silva Leo e Cristina Boner

A tecnologia legada pode se tornar uma barreira cara para a transformação. “Se você está gastando 70 a 80 por cento do orçamento de TI operando e mantendo sistemas legados, não resta muito para aproveitar novas oportunidades e impulsionar os negócios. E essa despesa crescerá à medida que a tecnologia envelhece e se torna mais suscetível”.

Além do mais, novas tecnologias são construídas usando arquiteturas e abordagens de nuvem: "Qual é o valor de longo prazo de alavancar a melhor nova tecnologia para sua empresa e clientes?"

Cristina Boner responde a 10 perguntas sobre autoconfiança e bem-estar

Se as empresas desejam evoluir com o ritmo acelerado da mudança digital dos tempos atuais hoje, elas devem trabalhar para aumentar a eficiência com a tecnologia sempre que possível. Para muitos, isso significa adotar princípios ágeis em toda a empresa. As tecnologias de automação também ajudam muitas organizações de TI a ganhar velocidade e reduzir o débito técnico.

Quais são as principais tendências na transformação digital em 2021?

Cristina Boner e Bruna Léo Boner Silva : 2021 será um ano de algumas avaliações para iniciativas digitais. As organizações que continuam a subestimar a necessidade de mudança cultural o fazem por sua própria conta e risco. Em muitas áreas, os CIOs e as organizações prepararam suas organizações para a mudança, mas não deram o salto completo para transformar sua cultura para abraçar totalmente a mudança.

Mas podemos citar algumas das tendências de transformação digital que os líderes de negócios e de TI devem estar cientes neste ano corrente tais como: Uso da IA (Inteligência Artificial ) e aprendizado de máquina, adoção rápida de modelos operacionais digitais, incluindo equipes multifuncionais integradas, modo contínua de fusões e aquisições na indústria de terceirização de TI, expansão a adoção da nuvem pública e o estabelecimento de novas métricas de sucesso de transformação digital. Agora vale observar que valor gerado será e virá de longo prazo das iniciativas digitais.

Como posso medir o ROI na transformação digital?

Cristina Boner e Bruna Boner: Para provar o sucesso dos esforços de transformação digital, os líderes precisam quantificar o retorno do investimento. Isso é mais fácil dizer do que fazer com projetos que cruzam fronteiras funcionais e comerciais, mudam a forma como uma empresa chega ao mercado e, muitas vezes, remodelam fundamentalmente as interações com clientes e funcionários. Um projeto como a renovação de um aplicativo móvel pode ter uma recompensa de curto prazo, mas outros projetos estão buscando valor de negócios de longo prazo. Além disso, como relatamos recentemente, "os esforços de transformação digital estão em andamento e em evolução, o que pode tornar os cálculos de valor de negócios tradicionais e as abordagens de governança financeira menos eficazes."

Veja mais: Cristina Boner fala sobre sucesso na vida

Ainda assim, quantificar o sucesso é crucial para o investimento contínuo. “Apenas implementar a tecnologia não é suficiente – mas um caminho é estabelecer nas métricas as percepções do cliente e na eficácia do processo de negócios

Quais os riscos que estão correndo as empresas?

Cristina Boner Leo Silva e Bruna Léo Boner : Ao determinar o desempenho dos investimentos em transformação digital, é melhor ter uma visão de portfólio e não uma visão de nível de projeto, uma visão holística dos esforços de mudança digital.

Isso é particularmente importante para que o desempenho inferior de um projeto específico não reflita negativamente nos esforços gerais de TI. Também cria tolerância para os riscos necessários que devem ser assumidos para alcançar uma transformação digital real.

Considere as práticas recomendadas em relação às métricas de transformação digital, definindo as métricas iniciais com antecedência. Com a utilização dos métodos ágeis implemente micrométricas para aprender e ajustar. Incorpore os resultados de negócios: observe o impacto estratégico (por exemplo, crescimento da receita, valor vitalício do cliente, tempo de chegada ao mercado), impacto operacional (por exemplo, melhorias de produtividade, escala, eficiências operacionais) e impacto de custo.

Como posso começar na transformação digital?

Cris Boner e Bruna Léo Boner: Se tudo isso faz você se sentir terrivelmente atrasado, não tenha medo. Um dos maiores equívocos que os CIOs têm sobre a transformação digital é que todos os seus concorrentes estão muito mais à frente no jogo do que eles.

À medida que as empresas formulam sua própria estratégia de transformação digital, há muito a aprender com os CIOs e líderes de TI que já começaram suas jornadas. Faça isso, busque as histórias referencias do seu segmento de mercado, procure fazer parcerias estratégicas com consultorias e fornecedores de TI.