Driver's License (Carteira de Motorista)

  • ImigraçãoDúvidas FrequentesDriver's License (Carteira de Motorista)

DRIVER’S LICENSE (CARTEIRA DE MOTORISTA)

É contra a lei dirigir sem carteira de motorista. As carteiras de motorista podem ser obtidas no estado onde vive. Verifique as instruções para obter a sua carteira de motorista junto à repartição estadual que emite carteiras de motorista. Essas repartições têm nomes diferentes em cada estado. Os mais comuns são: Department of Motor Vehicles (DMV), Department of Transportation, Motor Vehicle Administration e Department of Public Safety. Mais informações sobre carteiras de motorista na Flórida, acesse: http://floridaservices.org/driver-licenses/replace-florida-drivers-license?gclid=CPfh5d664MYCFUoXHwodVP4Bfg.

Posso dirigir nos Estados Unidos com minha carteira de motorista do Brasil? Preciso de carteira internacional?

Visitantes podem dirigir sem a carteira Americana na Flórida, contanto que tenham licença válida para dirigir em outra localidade. A Carteira Internacional de Motorista por si só não é suficiente. Esse documento serve apenas como tradução de sua carteira estrangeira. Ou seja, você precisa ter consigo, além da Carteira Internacional de Motorista, a sua habilitação estrangeira e o passaporte. Essa opção de dirigir com a carteria estrangeira serve apenas para “visitantes.” A partir do momento em que alguém se torna “residente”, o cidadão tem 10 dias para ir no DMV (Division of Motor Vehicles) requerer a carteira de motorista.

O que fazer quando o policial me parar? Preciso assinar a multa?

Caso seja parado pela polícia, fique no carro e aguarde instruções do policial. Fique com as mãos ao alcance da vista dos policiais. Eles estão apreensivos e podem sentir-se ameaçados caso não possam ver suas mãos. Geralmente, as autoridades policiais solicitam que seja apresentada a carteira de motorista, bem como prova de registro do veículo e prova de seguro. Com esta infomação em mãos, geralmente, o policial fará uma busca em seu computador para determinar se há alguma pendência com o motorista ou com o veículo, por exemplo, se o carro consta como roubado, ou se há algum mandado de prisão contra o motorista. Se o policial emitir alguma multa, provavelmente pedirá ao motorista que a assine. Isso nada mais representa do que o consentimento em comparecer à corte no dia e hora marcados. A assinatura na multa não significa confissão de culpa. Caso o motorista se recuse a assiná-la, tal fato significará que não está concordando em voluntariamente comparecer à corte, em decorrência do que poderá ser determinada sua detenção, para que se garanta o seu comparecimento perante o juiz.

Lembre-se de que qualquer pessoa tem o direito de permanecer calada e de se recusar a responder qualquer pergunta que possa ser usada para incriminá-la.

Levei uma multa enquanto dirigia nos EUA. Posso resolver a questão estando de volta no Brasil?

Cada caso é diferente. Há casos em que, embora não seja preciso comparecer pessoalmente à corte americana, é necessário alguém para representar o réu. Há casos em que a presença na corte é obrigatória. Você deve consultar um advogado local sobre a possibilidade de ser representado por outra pessoa na audiência. Adverte-se que o não comparecimento na audiência é a pior opção.

Mais informações:
http://www.flhsmv.gov/ddl/dlclass.html e http://floridaservices.org

Fonte: Itamaraty.gov.br