A administração Obama irá gastar aproximadamente $50 milhões de dólares para contratar mil novos empregados para processar casos de imigração depois que o presidente anunciou que iria unilateralmente proteger até 5 milhões de imigrantes indocumentados da deportação.
A agência Citizenship and Immigration Services irá dedicar $40 milhões de dólares a salários anuais e quase $8 milhões de dólares por ano para a locação de um novo edifício nos arredores de Washington, em que os funcionários vão avaliar as reivindicações dos imigrantes indocumentados dando entradas em processos, disse o “New York Times”.
A administração Obama responde às críticas geradas em relação a esses novos gastos defendendo que elas serão cobertas pelas taxas pagas pelos próprios imigrantes.
O governo federal começou a anunciar os novos postos de trabalho logo após o presidente anunciar seu plano de imigração em um discurso em horário nobre.
Leon Rodriguez, diretor da agência, recentemente estimou que pelo menos 5 mil pessoas já haviam se candidatado para as novas vagas de emprego. Os republicanos prometeram reverter o plano de imigração de Obama no início de fevereiro, quando o financiamento para o Departamento de Segurança Interna secar.