Um advogado de Orlando disse na segunda-feira, dia 19, que apresentou o primeiro processo em nome de uma vítima que foi ferida no colapso da passarela na Florida International University.
Matt Morgan disse que está representando um ciclista que estava indo trabalhar quando a ponte de pedestre que ligava a cidade de Sweetwater à FIU desabou na última quinta-feira.
A polícia de Miami-Dade identificou as seis vítimas mortas no desabamento. As autoridades durante o fim de semana removeram os corpos de cinco vítimas que ficaram presas nos escombros, na SW 8th Street. Oito vítimas estão sendo tratadas por seus ferimentos no Kendall Regional Medical Center.
O Florida Department of Law Enforcement disse em um comunicado na sexta-feira que um gerente de projeto deixou uma mensagem de voz indicando que havia "algum estralo" na ponte dois dias antes do colapso.
"Obviamente, alguns reparos ou o que quer que seja necessário deverá ser feito, mas, do ponto de vista da segurança, não vemos que haja algum problema", disse o engenheiro líder da FIGG, Denney Pate, na mensagem de voz.
O FDOT disse que a mensagem foi deixada em um telefone fixo e não foi ouvida até o dia seguinte ao colapso porque o funcionário estava fora do escritório realizando tarefas.
Autoridades do Estado afirmam que a FIU foi responsável pelo projeto.
"A responsabilidade de identificar e resolver os problemas de segurança com risco de vida e comunicá-los adequadamente é da exclusiva responsabilidade da equipe de criação de projeto da FIU", afirmou o FDOT em um comunicado. "Em nenhum momento durante qualquer das comunicações acima, a FIGG ou qualquer membro da equipe de criação de projeto da FIU comunicou um problema de segurança apresentando risco de vida".
Enquanto isso, uma parte da SW 8th St, perto do campus da FIU, permanecerá fechada, enquanto os trabalhadores continuam limpando os escombros. Os alunos da FIU estão voltando do “Spring Break” nesta segunda-feira e o Florida Highway Patrol está alertando os motoristas a procurar rotas alternativas e ter paciência. Com informações do Local10.