O Itamaraty decidiu nesta sexta-feira exigir visto de cidadãos mexicanos que desejem entrar no Brasil, um dia após o governo mexicano tomar medida similar. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro esclareceu:
"A Embaixadora do México entregou no final da tarde de ontem, dia 8, ao Ministério das Relações Exteriores, Nota informando da suspensão por tempo indeterminado, a partir de 23 de outubro de 2005, do Acordo entre o Brasil e aquele país sobre isenção de vistos de turista e de negócios, vigente desde 7 de fevereiro de 2004.
O Governo brasileiro nada tem a comentar sobre essa decisão, que recai no âmbito da competência soberana do Governo mexicano.
Em decorrência do comando legal expresso no artigo 1° do Decreto 82.307/78, o Governo brasileiro está obrigado a reciprocar, estabelecendo a mesma exigência de vistos de turista e de negócios em passaportes comuns mexicanos, a partir da mesma data em que o Governo mexicano suspendeu o Acordo, isto é, 23 de outubro de 2005.
Dessa forma, os turistas e homens de negócios mexicanos serão obrigados a solicitar vistos para viajar ao Brasil, a partir de 23 de outubro próximo."