O furacão Katrina marcou a vida de alguns brasileiros que estavam no Sul dos EUA durante a destruidora passagem da tormenta, no fim de agosto. Os dias seguintes foram de privações, medo e expectativa pela volta para casa. Abaixo, o GLOBO ONLINE selecionou depoimentos marcantes condeidos durante a tragédia (clique nas chamadas para ouvir).
'Mulheres e crianças foram estupradas'
A estudante paranaense Mônica Vassão foi levada para o Superdome, estádio de futebol americano em Nova Orleans, juntamente com dezenas de milhares de pessoas. Lá testemunhou a violenta ação de grupos na luta pela sobrevivência.
'Estão matando por um carro nas estradas'
Isolada em seu apartamento em Nova Orleans, a jornalista Wanda Campos relatou o drama da espera por socorro.
'Minha irmã está cercada de corpos'
A cantora Sue Helen Vassão reproduziu uma das raras conversas por telefone que teve com a irmã Mônica Vassão. Nela, a estudante faz um relato aterrador da experiência no Superdome.
'Todos os lugares que conhecia ficaram destruídos'
A desolação do designer mineiro Carlos Daniel da Silva foi registrada em depoimento sobre a volta para casa, na pequena Long Beach, no Mississippi.
'Escapamos em um ônibus pirata'
O casal Antonio e Angela Medalha, do Rio, que estava em viagem de férias nos EUA, recorda os dias difíceis em Nova Orleans e a fuga da cidade da Louisiana.