Contrariando o tradicional mito de que os homens preferem as loiras, um estudo aponta as morenas como a preferência masculina - pelo menos na Grã-Bretanha.
Mais da metade (51%) dos 1.500 homens ouvidos na pesquisa feita na City University de Londres disseram achar as morenas mais atraentes, associando-as com inteligência e sofisticação.
Eles deram suas opiniões após verem fotos das mesmas mulheres com os cabelos coloridos digitalmente. Elas apareciam como loiras, ruivas e morenas.
"O resultado retrata apenas a realidade da região estudada", disse Peter Ayton, o responsável pelo estudo, em entrevista à BBC Brasil.
"Acredito que em uma região como o Brasil, onde a maioria da população é morena, o resultado não seria o mesmo"
Neuróticas?
Do total de pesquisados, 81% associaram as morenas com inteligência, 67% as descreveram como independentes e auto-suficientes, e 62% acharam que elas pareciam estáveis e competentes.
As loiras foram descritas como carentes e dependentes por 40% dos respondentes.
Dois terços (63%) disseram que as loiras pareciam amigáveis, e 59% as descreveram como extrovertidas.
As ruivas foram descritas como inteligentes por 79% dos homens, embora 45% tenham dito que elas pareciam neuróticas.
Cerca de 64% dos entrevistados concordaram com o estereótipo britânico que considera as ruivas temperamentais.
Mudanças
"À medida que o papel da mulher evoluiu, as expectativas masculinas mudaram também", disse Ayton.
"Eles procuram relacionamentos mais intensos e a aparência tem um grande papel nisso. É possível que a cor do cabelo seja até relacionada com experiência e condição social."
Apesar de algumas variações regionais – uma das curiosidades foi o fato de cabelos grisalhos terem sido apontados como os mais atraentes por 13% dos homens ouvidos na região do País de Gales – existem alguns pontos que podem ser chamados de universais.
Um deles é que cabelos loiros são associados com juventude, em qualquer lugar, segundo Ayton.
"Pode ser porque os cabelos loiros se tornam mais escuros com o tempo", diz ele.
"Outra constante é o fato da maioria dos homens preferirem mulheres com as mesmas características físicas de suas mães, como a mesma cor do cabelo."
"Isso não se vê apenas entre os humanos, mas também em algumas espécies de mamíferos."
O filme Os Homens Preferem as Loiras, com Marilyn Monroe, lançado em 1953, ajudou a popularizar o mito que o estudo britânico pretende destruir.