A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, anunciou nesta segunda-feira (24) que o governo federal irá financiar a construção de centros de detenção de imigrantes na Flórida, incluindo um controverso complexo apelidado de “Alligator Alcatraz” — ou “Alcatraz dos Jacarés” — que será instalado em um aeródromo abandonado nos pântanos dos Everglades.
A verba virá, em grande parte, do programa federal da FEMA (Agência de Gerenciamento de Emergências), que foi criado para apoiar cidades e grupos que recebem imigrantes liberados da custódia federal. Apesar de tradicionalmente focada em desastres naturais, a FEMA terá papel central na expansão dos centros de detenção temporários.
O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, disse que os centros abrigarão até 5 mil imigrantes com antecedentes criminais e que o primeiro poderá começar a receber detidos já no próximo mês. Segundo ele, o isolamento geográfico da instalação dificultará fugas, uma vez que o local está cercado por jacarés e pítons.
A iniciativa marca uma intensificação da colaboração entre estados governados por republicanos e a nova administração Trump na execução de uma política de deportações em massa. Uthmeier afirmou que a Flórida está comprometida em “manter o estado seguro, forte e livre”.
Fonte: CBS