A vice-prefeita de Cudahy, no condado de Los Angeles, Cynthia Gonzalez, está sendo investigada pelo FBI após divulgar um vídeo em que supostamente incita membros de gangues a enfrentarem agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE). A informação foi divulgada por fontes federais à imprensa americana.
No vídeo, postado nas redes sociais na semana passada e deletado logo depois, Gonzalez menciona diretamente gangues como 18th Street e Florencia 13, cobrando ação contra a presença de agentes federais. “Se vocês vivem dizendo que controlam o bairro, onde estão agora que o território está sendo invadido pela maior gangue que existe?”, disse Gonzalez, referindo-se ao ICE.
Ela ainda teria afirmado: “Se não estão se organizando e ajudando agora, não quero ouvir mais nada de vocês quando tudo isso acabar.” Em outro trecho, teria dito aos líderes das gangues que “coloquem seus membros em ordem”.
Após a repercussão, a vice-prefeita afirmou em outra postagem que o FBI esteve em sua casa e que ela precisava de um advogado. A agência federal não confirmou nem negou a investigação, mas declarou que condena qualquer incitação à violência de gangues.
As gangues citadas por Gonzalez são conhecidas por envolvimento com tráfico de drogas, extorsão e assassinatos, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
O episódio ocorre no contexto dos protestos contra o ICE em Los Angeles, que já custaram US$ 32 milhões aos cofres públicos, segundo o controlador da cidade. Apesar de muitos manifestantes descreverem os atos como pacíficos, quase uma dúzia de policiais ficaram feridos.
Fonte: FOX

