O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) prendeu 16 pessoas durante uma operação migratória realizada na manhã desta quarta-feira (7), em uma unidade da Home Depot na região de MacArthur Park, em Los Angeles. Segundo as autoridades federais, a área é fortemente controlada pela violenta gangue MS-13, o que justificaria a ação de alto impacto.
A operação começou por volta das 7h, quando agentes federais chegaram em caminhões da empresa Penske e surpreenderam os presentes no estacionamento, que fugiram às pressas, segundo imagens do local. Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre os detidos.
O local fica próximo ao ponto de uma operação semelhante ocorrida no mês passado, que gerou forte reação da prefeita de Los Angeles, Karen Bass. Na ocasião, ela foi ao local e exigiu a saída imediata dos agentes federais. "Eles precisam sair, e sair agora. Isso é inaceitável!", afirmou Bass, que é publicamente contra esse tipo de operação migratória.
Os protestos em resposta às ações se intensificaram em junho, com confrontos entre manifestantes e autoridades que duraram vários dias. Durante os distúrbios, um pneu de veículo federal foi furado e objetos foram arremessados contra carros. Em resposta à escalada da violência, o presidente Donald Trump federalizou a Guarda Nacional e enviou fuzileiros navais a Los Angeles — decisão que gerou duras críticas de líderes locais, como o governador da Califórnia, Gavin Newsom.
Fonte: FOX

