O Departamento de Segurança Interna (DHS) e a agência de Imigração e Alfândega (ICE) anunciaram nesta quarta-feira a assinatura de mais de 1.000 acordos de cooperação com autoridades estaduais e locais sob o programa 287(g). O mecanismo autoriza policiais locais a atuar em conjunto com agentes federais na identificação e prisão de imigrantes acusados de crimes graves, como homicídio, abuso sexual e terrorismo.
Segundo o ICE, sob a liderança da secretária do DHS, Kristi Noem, o número de parcerias saltou de 135 para 1.001 em 40 estados. A agência destacou ainda que, com o apoio da chamada “One Big Beautiful Bill”, foi criado um programa de reembolso que cobre salários, benefícios e até horas extras de policiais treinados pelo 287(g), além de prêmios financeiros trimestrais por desempenho.
As parcerias, descritas como um “multiplicador de força”, têm o objetivo de aumentar a capacidade de localizar e deportar imigrantes em situação irregular. O anúncio marca uma guinada em relação ao governo anterior, quando o então secretário Alejandro Mayorkas limitou o uso do programa e criticou seu histórico de abusos.
Fonte: Breitbart

