Um milionário japonês será o quarto turista espacial da história, anunciou nesta segunda-feira Alexei Krasnov, chefe do programa de vôos da Roscosmos, a agência espacial da Rússia.
"Já temos um quarto candidato a turista espacial, que passou pelos testes médicos. É um empresário japonês", disse Krasnov, citado pela agência RIA-Novosti.
O funcionário da Roscosmos disse esperar que o empresário --sobre quem se sabe apenas o sobrenome, Enomoto-- "cumpra com êxito todas as fases de preparação, e possa voar para a ISS [Estação Espacial Internacional] dentro de um ano".
Se o candidato japonês não passar pelos testes físicos, a alternativa é outro milionário, neste caso um norte-americano.
"Quem estiver mais bem preparado irá voar. Na Soyuz que irá à ISS no primeiro semestre do próximo ano não há espaço. Por isso, o quarto turista terá que esperar até segundo semestre", disse.
Krasnov acrescentou que o turista não ocupa o lugar de um astronauta e que em oito dias na ISS não é possível fazer um trabalho sério. "Mas o dinheiro que nos paga ajuda a realizar os programas espaciais", disse.