O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (9) que uma tarifa de 80% sobre produtos chineses “parece adequada”, em uma publicação na sua rede social, Truth Social. A declaração surge em meio a sinais de que os Estados Unidos podem estar dispostos a flexibilizar a atual guerra comercial com a China, que envolveu tarifas de até 145% sobre produtos chineses — com retaliação de Pequim aplicando 125% sobre produtos americanos.
A fala ocorre às vésperas de uma nova rodada de negociações comerciais entre os dois países, que será realizada neste fim de semana na Suíça. Representando os EUA estarão o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante de Comércio, Jamieson Greer. Apesar do tom assertivo sobre as tarifas, Trump sinalizou abertura para ajustes, dizendo que a decisão final ficaria “a cargo de Scott B.”.
Além disso, Trump anunciou recentemente um acordo comercial com o Reino Unido, o que aumentou o otimismo de que sua administração busca destravar negociações com outros parceiros estratégicos.
Fonte: CBS

