Vários colírios vendidos sem receita médica nos Estados Unidos estão sendo retirados voluntariamente do mercado devido a falhas no processo de fabricação. A decisão foi anunciada pela empresa AvKARE após uma auditoria realizada pela FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA).
Segundo a empresa, os produtos afetados são usados no tratamento de olhos secos ou irritados e apresentaram "desvios de fabricação" que podem comprometer a qualidade final. Ainda não se sabe ao certo quais os riscos à saúde que os consumidores podem enfrentar, mas a AvKARE admitiu que não é possível descartar perigos associados ao uso dos colírios.
O recall inclui os seguintes produtos e quantidades:
- 13.872 caixas de Artificial Tears Ophthalmic Solution
- 1.610 caixas de Carboxymethylcellulose Sodium Ophthalmic Gel 1%
- 32.876 caixas de Carboxymethylcellulose Sodium Ophthalmic Solution
- 13.104 caixas de Lubricant Eye Drops Solution
- 14.333 caixas de Polyvinyl Alcohol Ophthalmic Solution
Os produtos foram distribuídos entre 26 de maio de 2023 e 21 de abril de 2025, com validade variando de abril de 2025 a março de 2027. Informações detalhadas sobre os lotes e datas de validade podem ser consultadas nos sites da FDA e da AvKARE.
A recomendação da empresa é que os consumidores parem de usar os colírios imediatamente.
Para solicitar o reembolso, os consumidores devem preencher um formulário de recall disponível no site da AvKARE e enviá-lo por fax (931-292-6229) ou e-mail ([[email protected]](mailto:[email protected])). Após o envio, a empresa fornecerá uma autorização de devolução, cobrindo inclusive os custos de envio.
Fonte: ABC

