A FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA) classificou como nível I de risco — o mais alto — dois recalls de tomates crus devido à possível contaminação por salmonela. Os produtos afetados foram distribuídos em 14 estados norte-americanos e pertencem às marcas Hanshaw & Capling Farm (H&C Farms), produzidos pela Williams Farms Repack LLC, da Flórida, e à empresa Ray & Mascari Inc., de Indianápolis.
A contaminação por salmonela pode causar sintomas graves, como febre, diarreia (possivelmente com sangue), náuseas, vômitos e dores abdominais. Casos mais graves podem evoluir para infecções no sangue, endocardite, artrite ou até morte, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas imunocomprometidas.
O recall da Williams Farms foi iniciado em 29 de abril e classificado oficialmente em 13 de maio. Envolve 3.651 caixas de tomates "H&C Farms Raw Premium Tomatoes, Naturally Grown from Seed", refrigerados e embalados em diversos tamanhos. O lote afetado tem a identificação 098 14TO3-1 e foi distribuído nos estados do Texas, Illinois, Wisconsin, Carolina do Sul, Flórida, Tennessee, Indiana e Massachusetts.
Já a Ray & Mascari Inc. iniciou seu recall em 30 de abril, também classificado em 13 de maio, envolvendo 510 caixas de tomates do tipo vine ripe em embalagens tipo clamshell e volumes a granel. Os lotes vão de RM 250420 a RM 250427, com distribuição nos estados de Indiana, Kentucky, Massachusetts, Maryland, Michigan, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia e Wisconsin.
Até o momento, nenhum caso de doença foi confirmado, mas a classificação de risco nível I significa que o consumo ou manuseio desses produtos pode causar consequências sérias à saúde ou morte.
Consumidores que compraram os produtos da Ray & Mascari podem ligar para 1-317-637-0234 (segunda a sábado, das 6h às 17h ET). Para os produtos da Williams Farms Repack, os números são 843-866-7707 ou 843-599-5154 (segunda a sexta, das 8h às 17h ET).
Fonte: Newsweek

