Um distribuidor de eletrodomésticos ampliou o recall de minigeladeiras da marca Frigidaire nos Estados Unidos, elevando para cerca de 964 mil o total de unidades afetadas, após novos relatos de incêndios. A ampliação foi anunciada nesta quinta-feira pela Curtis International, empresa canadense responsável pela fabricação e distribuição dos produtos.
No ano passado, cerca de 634 mil minigeladeiras já haviam sido recolhidas do mercado. Agora, outras 330 mil unidades de um modelo diferente foram incluídas no recall, segundo comunicado da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC). De acordo com o órgão, os aparelhos apresentam componentes elétricos que podem sofrer curto-circuito e provocar a ignição do plástico, representando risco de incêndio e queimaduras.
As novas unidades afetadas têm o número de modelo EFMIS121 e foram vendidas exclusivamente pela rede Target. Até o momento, seis incêndios com danos materiais já foram associados a esse modelo. Já os modelos recolhidos anteriormente — EFMIS129, EFMIS137, EFMIS149 e EFMIS175 — estiveram ligados a 26 incidentes, incluindo superaquecimento e derretimento, além de dois casos de inalação de fumaça.
Os consumidores foram orientados a interromper imediatamente o uso das minigeladeiras e solicitar reembolso no site da Curtis International. Para isso, será necessário cortar o cabo de energia do aparelho, escrever a palavra “recall” na porta frontal e enviar fotos como comprovação. Os produtos foram fabricados entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023.
Fonte: ABC

