O presidente Donald Trump poderá começar a viajar ainda neste verão em um avião doado pelo Catar, que deve passar a operar como Air Force One, segundo confirmou a Força Aérea dos Estados Unidos. A aeronave, um jato no estilo Boeing 747, foi oferecida pela família real catariana na primavera passada e está sendo adaptada para cumprir as exigências da aviação presidencial.
“A Força Aérea continua comprometida em acelerar a entrega da aeronave ponte VC-25 em apoio à missão de transporte presidencial, com entrega prevista até, no máximo, o verão de 2026”, afirmou um porta-voz da Força Aérea nesta quarta-feira, confirmando reportagem do *The Wall Street Journal*.
Antes de entrar em operação, o avião precisou passar por um amplo processo de adaptação no Pentágono, incluindo verificações de segurança e varreduras contra dispositivos de espionagem. A aeronave deverá substituir temporariamente os dois atuais Air Force One, que têm cerca de 35 anos e vêm apresentando problemas técnicos.
A urgência ficou evidente nesta semana, quando um dos aviões presidenciais precisou retornar ao aeroporto menos de uma hora após decolar rumo à Suíça, devido a um “pequeno problema elétrico”. Trump acabou viajando em uma aeronave menor para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
A doação, no entanto, gerou críticas de democratas no Congresso e de entidades de fiscalização ética, que questionam a aceitação de um presente avaliado em centenas de milhões de dólares de um governo estrangeiro, além dos custos de adaptação pagos pelos contribuintes. Trump minimizou as críticas e disse que aceitar o avião foi “um gesto muito gentil”.
Fonte: CBS

