O médico Jeffrey Schiappa, de Illinois, salvou a vida de uma adolescente de 17 anos durante uma visita ao parque Disney’s Hollywood Studios, em Orlando. Ele estava de férias com a família quando percebeu duas meninas chorando em um banco e, ao se aproximar, viu a jovem caída no chão, inconsciente. Schiappa checou o pulso da garota e identificou uma arritmia. Com a ajuda de um desfibrilador automático (DEA), disponível em vários pontos do parque, conseguiu reanimá-la após dois choques.
A garota fazia parte de uma excursão escolar da Pensilvânia e, segundo os organizadores, não tinha histórico médico conhecido. Mais tarde, foi diagnosticada com a síndrome do QT longo (LQTS), uma condição cardíaca rara que pode causar batimentos desordenados e fatais. A jovem recebeu um marca-passo e, segundo os pais, está se recuperando bem.
Schiappa contou com a ajuda do filho, Joe, e de dois desconhecidos para aplicar a reanimação. O médico relatou que foi a primeira vez que usou um DEA, elogiando o sistema intuitivo do aparelho. Ele destacou a importância de estar atento e agradeceu por estar no lugar certo, na hora certa.
Fonte: Click Orlando

