Um projeto de lei que pretende eliminar a obrigatoriedade dos adesivos amarelos de registro nas placas de veículos começou a avançar na Assembleia Legislativa da Flórida.
A Comissão de Operações Governamentais da Câmara aprovou por unanimidade a proposta (HB 841), que prevê que as renovações de registro passem a ser registradas exclusivamente de forma eletrônica.
Segundo o autor do projeto, o deputado estadual Tom Fabricio (republicano de Miami Lakes), a mudança traria economia aos cofres públicos. “Vamos economizar dinheiro do governo, o que, por consequência, economiza dinheiro dos contribuintes”, afirmou.
Uma análise técnica da Câmara não apresenta um valor exato do impacto econômico da medida, mas destaca que o escritório do coletor de impostos de Miami-Dade estima que a digitalização do sistema pode gerar uma economia anual de US$ 2,5 milhões apenas para o condado no processo de registro e renovação.
A proposta já havia recebido apoio público do governador Ron DeSantis em dezembro, quando ele publicou nas redes sociais um incentivo direto ao deputado: “faça acontecer!”.
Atualmente, agentes de segurança utilizam o adesivo de validação para verificar se um veículo está legalmente registrado. No entanto, o relatório técnico ressalta que muitos policiais já contam com sistemas eletrônicos de leitura automática de placas, que permitem a verificação digital dessas informações.
Hoje, o período padrão de registro é de 12 meses, mas o proprietário pode optar por uma validade estendida de 24 meses.
O projeto ainda precisa passar por mais uma comissão antes de seguir para votação no plenário. A versão correspondente no Senado (SB 982), apresentada pela senadora Ana Maria Rodriguez (republicana de Homestead), ainda não começou a tramitar nas comissões.
Fonte: Click Orlando

