Ao menos 32 pessoas morreram e 45 ficaram feridas no incêndio ocorrido nesta segunda-feira em um teatro na cidade egípcia de Beni Suei (150 km ao sul da capital egípcia, Cairo), informou a polícia nesta terça-feira.
Cerca de cem pessoas estavam no teatro assistindo a um espetáculo no momento em que o fogo teve início. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, mas várias pessoas foram pisoteadas durante a correria provocada entre espectadores que tentavam fugir do local.
"Também houve mortos por asfixia", indicou o governador de Beni Sueif, Anas Jaafar. Fontes policiais disseram também que vários corpos carbonizados teriam problemas para identificação.
A cidade de Beni Sueif era sede de um festival de teatro amador que reunia atores de cidades mediterrâneas do Egito como Porto Said e Alexandria.
Origem
Segundo Jaafar, a origem do fogo foram as numerosas velas que a companhia teatral utilizava na apresentação de uma montagem de "Hamlet", de William Shakespeare.
"Algumas das velas caíram no chão e pegaram em pedaços de papel. As chamas desataram o pânico e várias pessoas morreram na fuga precipitada quando tentavam fugir", afirmou o governador.
As representações teatrais como as da noite passada costumam atrair a população com menos recursos, já que são financiadas pelo Ministério da Cultura e o acesso à sala costuma ser gratuito