O presidente Michel Temer afirmou na abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, nesta quarta-feira,14, em São Paulo, que aposta no diálogo com os Estados Unidos para tentar retirar o Brasil da lista de países que terão de pagar uma sobretaxa ao aço importado pela indústria americana.
Segundo Temer, que pretende telefonar em breve para o presidente norte-americano, a fim de discutir o assunto, se não houver uma solução “amigável” e "rápida" com os Estados Unidos, o Brasil enviará junto com outros países uma representação à Organização Mundial do Comércio (OMC). A China, União Europeia, Japão e Coreia do Sul já disseram que contestarão a decisão de Trump desde o anúncio feito na Casa Branca no dia 8.
Na semana passada, o presidente dos EUA,Donald Trump, anunciou a criação de novas taxas para a importaçãode aço e alumínio, de 25% e 10%, respectivamente. A medida vale a partir de 23 de março.
O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos, atrás do Canadá, que foi excluído da taxação. Cerca de um terço das exportações brasileiras seguem para a indústria americana.
Com informações da Agência Brasil.