Os investigadores que analisam a queda de um avião no Estado de Kentucky disseram que que a aeronave utilizou uma pista errada para decolar.
De acordo as autoridades, novas informações indicam que o Comair CRJ-100 decolou no domingo da pista 26, de 1,05 km de extensão, curta demais e inadequada para vôos comerciais.
As autoridades tentam descobrir os motivos que levaram o piloto do vôo 5191 a usar essa pista, e não a de 2,1 km, considerada adequada para o tipo de aeronave. Para os especialistas, uma aeronave desse porte necessita de pelo menos 1,35 km para a decolagem.
O único sobrevivente do vôo, o co-piloto, James Polehinke, está internado em estado grave. Todas as outras 49 pessoas a bordo morreram no acidente.
O avião partiu do Aeroporto de Blue Grass, na cidade de Lexington, com destino a Atlanta, na Geórgia. Por volta das 6h10 (7h10, horário de Brasília), caiu em um bosque a cerca de 1,6 km do aeroporto.
Este é considerado o pior acidente aéreo dos Estados Unidos desde novembro de 2001, quando um avião da American Airlines caiu no bairro de Queens, em Nova York, logo depois de decolar do aeroporto JFK, matando 256 pessoas.