Brasileiros poderão tirar visto de férias-trabalho válido por um ano para a Alemanha. Segundo a agência Senado, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou o acordo entre o Brasil e a Alemanha, assinado em 2015, que permite a jovens de 18 a 30 anos ficarem naquele país como turistas, com a possibilidade de trabalharem de forma legal (PDL 58/2019) durante o período de validade do visto.
O acordo também vale para alemães que desejarem trabalhar no Brasil sob as mesmas regras.
Pelo programa Working Holiday, os brasileiros poderão tirar um visto de trabalho e férias para a Alemanha, com validade de até um ano. E o país está em busca de profissionais. De acordo com um estudo feito pela Fundação Bertelsmann, o território alemão precisará receber 266 mil novos imigrantes por ano nas próximas quatro décadas para compensar o envelhecimento da população e cobrir as necessidades de mão de obra, segundo a revista Exame.
Como funciona
O visto é voltado para quem quer fazer uma viagem de férias ao país, mas busca trabalhar para complementar a renda durante a viagem. Para isso, os aplicantes poderão adquirir os denominados Ferienjobs, ou empregos de férias, com duração máxima de seis meses no mesmo empregador. As principais ofertas de trabalho estão nos setores de turismo, call centers, projetos on-line ou agricultura. A oportunidade é produto da Lei de Imigração Qualificada, que incluirá os brasileiros em março de 2020. O programa é limitado à emissão de 1 mil vistos por ano eojovem não poderá estar acompanhado por dependentes e deverá já ter passagem de retorno ao país de origem (que pode ser dispensada caso o jovem comprove possuir recursos financeiros para a compra da passagem de volta no prazo estipulado). Um outro requisito será ter plano de saúde e seguro contra acidentes válido durante todo o período no outro país, com cobertura de gastos com hospitais e repatriamento em caso de doença ou morte. O jovem também deverá dispor de recursos financeiros suficientes para bancar o próprio sustento no início da estada, cujo valor será estipulado pelas autoridades de cada país. A obtenção do visto de férias-trabalho estará sujeita ao pagamento de taxa. Para participar do programa, o candidato deve ter nacionalidade brasileira, ter a idade estipulada no momento do requerimento do visto e não ter participado do programa anteriormente. Fonte: Agência Senado.
