A famosa brincadeira ‘Truck or Treat’ pode ser menos ingênua do que parece. Isso porque em alguns estados onde a maconha já está liberada, é muito comum encontrar nas lojas a marijuana medicinal em formato comestível. Elas geralmente são vendidas em forma de doces e balas.
Na cidade de Denver, no Colorado, o departamento de Polícia até vem desenvolvendo campanhas para deixar os pais em alerta. Vídeos e material publicitário vem sendo distribuídos com o objetivo de ajudar os pais a identificarem as balas nocivas. Segundo o porta-voz do Departamento de Polícia de Denver, Ron Hackett, é difícil até para os adultos identificarem a diferença, mas eles dão algumas dicas de segurança como observar se as balas tem alguma coloração diferente do habitual e se as embalagens parecem ter sido perfurada ou muito manuseadas. As balas mais usadas para esse tido de medicação são as famosas jujubas (Sour Patch Kids e Gummy Candies) e as balas Drops.
A maconha comestível é responsável pelo volume de 20% a 30% das vendas nos “dispensários” - lojas que vendem maconha para uso medicinal. Segundo o Children’s Hospital of Colorado, tem crescido nos últimos anos o número de crianças que ingerem acidentalmente maconha em formato de balas. E durante a temporada de ‘Trick or Treat’ esse risco aumenta consideravelmente.