A bela carreira de Andre Agassi chegou ao fim no Aberto dos Estados Unidos, neste domingo, com uma derrota para o desconhecido alemão Benjamin Becker por 7-5, 6-7, 6-4 e 7-5.
Com fortes dores nas costas e incapaz de encontrar forças mesmo com toda a platéia a favor, o tenista de 36 anos soluçou descontroladamente diante de uma prolongada ovação depois de sua derrota na terceira rodada.
"O placar diz que eu perdi aqui hoje, mas não diz o que eu descobri", disse Agassi ao estádio lotado. "Vocês torceram para que eu triunfasse."
Agassi, um dos cinco únicos tenistas que venceram os quatro Grand Slams, foi incapaz de dar o melhor de si por causa de uma forte dor nas costas que o forçou a tomar várias injeções de cortisona ao longo da semana passada.
Ele teve dificuldades para se abaixar, se esticar e correr para trás, problemas que permitiram a Becker, de 25 anos, assumir o controle da partida logo no início.
Agassi perdeu o primeiro set com uma dupla falta, mas se recusou a desistir, vencendo o segundo set no tiebreak por 7-4 e dando esperanças à platéia de que poderia realizar um milagre.
Becker, porém, não entregou o jogo e utilizou seus 27 aces e 82 winners para aposentar Agassi.
"Ele é único", disse Becker sobre Agassi. "Para mim, foi uma grande honra jogar com ele. Desejo tudo de bom a ele. Ele vai ser muito feliz na vida."
Becker, 122o. do ranking mundial, pareceu cansar no terceiro e quarto sets, mas encontrou energia para superar Agassi, que conseguiu 21 aces e 37 winners durante a partida.
Quem também deu adeus ao Aberto dos EUA foi o argentino quarto cabeça-de-chave, David Nalbandian, que foi derrotado pelo ex-campeão Marat Safin em uma verdadeira maratona com parciais de 6-3, 7-5, 2-6, 3-6 e 7-6.
O argentino salvou dois match points, mas Safin conquistou a vitória quando Nalbandian mandou na rede uma largadinha depois de 3 horas e 52 minutos de jogo.
O russo dominou os dois primeiros sets mas, assim como fez contra o alemão Michael Berrer na primeira rodada, Nalbandian lutou para se recuperar e empatou em dois sets.
Nalbandian salvou um match point e levou a decisão para o tiebreak. Em seguida se recuperou de um 5-1 para empatar em 5-5, e, embora tenha salvo um segundo match point em 5-6, não conseguiu salvar um terceiro.