A pop star Shakira e o grupo Red Hot Chili Peppers foram os derrotados na 23ª edição do MTV Video Music Awards, que em seu retorno a Nova York, após dois anos de exílio em Miami, não teve um grande vencedor.
A artista colombiana e a banda californiana eram os favoritos. Contavam cada um com sete indicações.
No entanto, Shakira recebeu o prêmio de melhor coreografia. E o grupo Red Hot Chili Peppers, limitou-se a ganhar o troféu na categoria direção de arte. No geral, foi uma das premiações mais divididas dos últimos anos.
Só os americanos Gnarls Barkley e James Blunt levaram para casa mais de um prêmio. Graças ao sucesso de "Crazy", Gnarls Barkley recebeu os astronautas (apelido do prêmio da rede de TV) nas categorias de Melhor Direção e Edição de Vídeo.
A apresentação mais inesperada da noite foi da polêmica cantora Lil' Kim. Ela relembrou sua recente passagem pela prisão aparecendo no palco usando um traje de presidiária, ao lado de dois dançarinos vestidos de guardas penitenciários.
Kim entregou o primeiro dos dois prêmios (Melhor Vídeo de Intérprete Masculino e Cinematografia) de James Blunt, quem estava acompanhado de sua namorada, a modelo tcheca Petra Nemkova.
O ator e comediante Jack Black apresentou um espetáculo entediante e arrastado, que mais uma vez renunciou à originalidade e frescor, optando pelo excesso de decibéis e brincadeiras fáceis.
Justin Timberlake, com seu sucesso "SexyBack", foi o encarregado de aquecer o ambiente do Radio City Music Hall e abrir uma noite repleta de variedade musical, na qual também destacaram as atuações de Lou Reed, Beyoncé e Cristina Aguilera. Shakira aqueceu o público ao ritmo de "Hips Don't Lie".
A festa foi politicamente correta até que a atriz e cantora Jennifer López anunciou o prêmio mais esperado da noite, o de Melhor Vídeo do Ano, que foi para o grupo Panic! at the Disco, de Las Vegas. Antes que qualquer integrante da banda chegasse ao palco, um fã pegou um microfone e se dirigiu ao público com gritos a favor do "rapper" Remy Ma.
Outra surpresa da noite foi quando o "rapper" 50 Cent anunciou a ganhadora do prêmio de Melhor Vídeo Feminino, a jovem Kelly Clarkson, com "Because of You", repetindo o prêmio do ano passado.
Paris Hilton, que recentemente lançou seu primeiro álbum como cantora, apresentou um dos grupos favoritos do público, All American Rejects, que atuou ao vivo momentos antes de receber o prêmio de Melhor Vídeo de Grupo.
Já a extravagante Pink conseguiu a estatueta de Melhor Vídeo Pop.
Outros artistas do porte de Madonna, Cristina Aguilera e U2 saíram com as mãos vazias, apesar de várias indicações.
Outro momento surpreendente foi a participação do ex-vice-presidente Al Gore, que pediu aos jovens que trabalhem para enfrentar os problemas ambientais do planeta.