Podemos ficar sem luz ou sem água, mas ficar sem ar-condicionado nos meses quentes do verão na Flórida é quase impossível. Coincidência ou não, a população da Flórida só começou a aumentar depois da invenção do ar-condicionado nos anos 1960.
Nós saímos do ar-condicionado no carro para o ar-condicionado da casa ou do trabalho, e quando saímos um pouco, mal conseguimos aguentar permanecer fora por muito tempo. Ou seja, o ar-condicionado inventou a Flórida.
“A Flórida como a conhecemos não existiria sem ar-condicionado. O estado provavelmente ainda teria uma população de 4 ou 5 milhões de pessoas em vez de 19 milhões”, disse ao “Orlando Sentinel”. Raymond Ostby Arsenault, um professor de história na Universidade do Sul da Flórida em St. Petersburg, que tem escrito sobre o efeito do ar-condicionado, na Flórida.
Se não tivesse ar-condicionado, não haveria Disney World, disse Arsenault.
John Gorrie, da Flórida, é muitas vezes creditado como o “pai do ar-condicionado” e da máquina de gelo.
Mas, mais frequentemente, Willis Carrier, de Nova York, é considerado como o “Pai do Frio” por ter inventado o ar-condicionado mecânico, em 1902.
O ar -condicionado não se tornou parte da casa média da Flórida até a década de 1950, com o advento das unidades de janela. Isso foi seguido pelo ar condicionado central, na década de 1960, e a bomba de ar quente, que fornece calor e refrigeração desde a década de 1970. Antes disso, o ar-condicionado foi usado mais em cinemas, motéis e restaurantes.

