O evento é um dos mais diversificados e inclui fotografia, escultura, pintura, desenhos, colagem e instalações no sul da Flórida
A feira ArtBrazil 2018 abre sua sexta edição no dia 06 de setembro no Artserve - Centro de Arte e Cultura em Fort Lauderdale, das 6:30pm às 10pm, com 78 artistas e mais de 250 obras, com destaque para as obras de Tarsila do Amaral.
A idealizadora Jade Matarazzo, em parceria com By Kami, traz como novidade uma sala especial dedicada às obras de Tarsila do Amaral, um dos grandes nomes da arte brasileira, conhecida inicialmente por sua obra Abaporu, “ponto de partida do movimento artístico e literário antropofágico que tinha como proposta assimilar outras culturas, porém não copiá-las”, cita Matarazzo, pioneira no conceito de criar e agregar durante o longo tempo de exibição, projetos diversos que tem a arte como denominador comum.
“Mostrar Tarsila, é uma forma de apresentar ao público estrangeiro não apenas a força do talento brasileiro, mas também o poder de expressão de uma mulher brasileira além de seu tempo”, diz a idealizadora.
Tarsila By Kamy
Na exposição, almofadas, tapetes e tapeçarias produzidas por By Kamy apresentam a leitura de Tarsila em seus desenhos. “Aqui o visitante encontrará várias características elementos da arte da pintora, que na década de 20 chocou o país com sua produção irreverente, revolucionando seu tempo de muitas maneiras”, destaca Matarazzo. Com expectativa de mais de 4.000 visitantes, a exposição vai de 3 a 28 de setembro e inclui fotografia, escultura, pintura, desenhos, colagem e instalações. Pelo segundo ano consecutivo, Jade Matarazzo vai de encontro ao mercado latino-americano em parceria com a embaixadora das artes em Miami, Olga Ortiz Mera, CEO da United Aliens Artists Foundation, abrindo espaços e oportunidades para receber artistas, instalações, filmes, performances, música ao vivo e rodas de arte.
Neste segmento, em destaque este ano estarão na mostra a Dominicana Rosário Bond, a Venezuelana Morela Avilan e a Espanhola By Sonja ao lado dos brasileiros Rona Neves, do Rio de Janeiro, o designer gráfico Olivier Lutaud, Paula Mescolin, Blima Efraim, Neto Sansone, Luca Benites, Marco Cavalcanti além da fortíssima artista Marli Takeda que fará varias instalações de arte pela cidade de Miami.
Pilares cultural, artístico, educacional e social
O ArtBrazil foi criado para ser um evento multifacetado, por isso, é sustentado por 4 pilares: cultural, artístico, educacional e social. O artístico já esta explicito; o educacional envolve a comunidade escolar com a visita de mais de 600 crianças de escolas diversas, onde os alunos chegam para ouvir, falar e interagir com os artistas no pavilhão em ambiente descontraído e lúdico; e o social este ano conta mais uma vez com os projetos; “Eye Contact” da artista Grazi Gadia que aborda o tema do autismo através da arte, e o filantrópico “Arte que Salva“, de Eve Atman, com direção de Blima Efraim, que apoia as comunidades carentes doando 100% da renda que arrecada leiloando as obras iniciadas por crianças em comunidades e finalizadas com interferências de artistas plásticos voluntários. Este ano também estará presente o projeto da Meta Social, fundação que há mais de vinte e cinco anos luta contra a discriminação de pessoas com deficiências apresentando “Hi, I’m Here” em parceria com o Atelier Sem Fronteiras de Daniela Bercovitch, Cecilia Thibesi, Monica Mendes e Jade Matarazzo juntamente com a ONG Viva Rio. “Quem visitar a feira poderá encontrar uma grande variedade de obras, o ArtBrazil oferece oportunidades de compra desde obras para entusiastas a colecionadores”, afirma a idealizadora, Jade Matarazzo

