Aviões da força aérea holandesa escoltaram um avião da empresa norte-americana Northwest Airlines, que se dirigia para a Índia, de volta para o aeroporto Schiphol em Amsterdã na quarta-feira, depois de a tripulação ter reportado que alguns passageiros estavam agindo de forma suspeita.
"A polícia deteve várias pessoas a bordo para questioná-las", disse o Ministério da Defesa holandês.
O ministério disse em nota divulgada à imprensa que o piloto decidiu dar meia-volta logo após a tripulação constatar que vários dos 149 passageiros no vôo número 42 para Mumbai estavam agindo de forma estranha.
O nível de segurança foi elevado em aeroportos do mundo todo depois de a polícia britânica ter dito, em 10 de agosto, que havia frustrado um plano de atentado contra aviões de empresas norte-americanas envolvendo o uso de explosivos líquidos disfarçados como bebidas.
O alerta no avião da Northwest não parece alterado a rotina de outros vôos no Schiphol. O aeroporto é o terceiro maior da Europa em volume de cargas e o quarto maior em volume de passageiros.
Autoridades aeroportuárias holandesas disseram que o piloto da Northwest havia decidido voltar a aeronave DC10-30 com 273 lugares quando entrou no espaço aéreo alemão.
Uma porta-voz da empresa aérea norte-americana disse que os passageiros foram hospedados em hotéis locais, dizendo que a Northwest iria tentar voar para Mumbai novamente na quinta-feira.