O ônibus espacial Atlantis aterrissou nessa quinta-feira(21) na Flórida (EUA), após uma missão orbital de 12 dias.
Os seis tripulantes chegaram à Terra em segurança, no começa da manhã desta quinta-feira, terminando com o receio inicial de que ocorresse algum problema em função de objetos identificados fora da espaçonave.
"Estou feliz em estar de volta. Foi um grande trabalho de equipe", declarou o comandante do Atlantis, Brent Jett, logo após a aterrissagem.
O retorno dos astronautas aconteceu um dia depois do previsto. A Nasa preferiu realizar mais inspeções na nave para assegurar que a volta seria segura.
Os especialistas da agência receavam que os objetos observados flutuando fora do Atlantis porduzisse algum dano ao ônibus espacial.
Depois de várias inspeções com um braço robótico munido de câmeras e sensores, a Nasa avaliou que a nave não tinha sofrido nenhuma avaria e estava segura para retornar.
O fato ameaçou o que parecia ser uma missão sem falhas, que contou com três caminhadas espaciais. Durante os passeios, os astronautas instalaram painéis solares para aumentar a capacidade de geração de energia da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).
O Atlantis reiniciou a construção da estação interrompida desde o acidente de Columbia em 2003.
Mais 15 vôos de ônibus espaciais serão realizado com a missão de terminar a estação antes de 2010, data programada para a aposentadoria da frota de três naves, após 30 anos de serviço.