A atleta brasileira Laís Souza sofreu um acidente de esqui nos Estados Unidos, no último dia 28. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, ela foi socorrida imediatamente e levada ao hospital da universidade de Utah, onde passou por uma cirurgia na coluna.
De acordo com o primeiro boletim médico sobre o estado de saúde de Laís, ex-ginasta olímpica e atual praticante de esqui aéreo, ela “sofreu um trauma severo na coluna cervical, está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar”.
“Lais terá uma longa recuperação a sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Marttos, especialista em traumato ortopedia e que viajou de Miami, onde mora, até Salt Lake City, para acompanhar a atleta.
Lais aguardava classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que começam na semana que vem, e esquiava livremente em Park City com o técnico canadense Ryan Snow, quando se acidentou. A atleta, que usava capacete, foi atendida prontamente e removida para o Hospital da Universidade de Utah, onde foi submetida a uma cirurgia na coluna cervical.
Família acompanha a recuperação
A família da atleta vem sendo assistida e informada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) sobre o quadro de Lais. O COB ofereceu passagem aérea e hospedagem para a mãe de Lais, Odete Vieira da Silva Souza, para viajar a Salt Lake City, a fim de acompanhar de perto a recuperação da filha.
Odete, que viajará acompanhada da fisioterapeuta Denise Lessio, estava aguardando a liberação do visto de entrada nos Estados Unidos para embarcar possivelmente no dia 29 para Utah. A gerente geral de Planejamento Esportivo do COB, Adriana Behar, também estava com viagem prevista para Salt Lake City a fim de prestar atendimento à Lais e sua mãe. Antonio Marttos Jr. disponibilizou a estrutura do Hospital da Universidade de Miami para conduzir a recuperação de Lais. Foi lá que a atleta da seleção brasileira de vôlei Jaqueline se recuperou após acidentar a coluna vertebral durante uma partida válida pelos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011.
Barth Green, reconhecido mundialmente como autoridade no assunto e que também trabalha no Hospital da Universidade de Miami, está acompanhando, através da Telemedicina, o pós-operatório de Lais.

