As aulas virtuais do novo ano letivo começaram nos condados de Miami-Dade e Palm Beach nesta segunda-feira, 31, em meio a preocupações de pais e professores sobre a plataforma online e também com a qualidade do ensino.
Antes de decidirem qual tipo de ensino seria adotado, os Conselhos de Educação dos distritos escolares pediram a opinião dos pais. A maioria das famílias de escolas públicas decidiu pelo ensino on-line pensando na segurança das crianças.
Por enquanto, o ensino será somente remoto e as autoridades discutem quando passarão para aulas presenciais. Há alguma esperança de que professores, pais e alunos no distrito escolar de Miami-Dade vejam a reabertura das escolas mais cedo do que o esperado, mas apenas se as tendências atuais da COVID-19 se mantiverem.
Na verdade, os prédios escolares passaram por limpeza reforçada e desinfecção na semana passada e o distrito trabalha para que o retorno seja breve e em segurança.
“Estamos muito confiantes de que poderemos adiar esse prazo até meados de setembro, o mais tardar”, disse o Superintendente das Escolas Públicas de Miami-Dade, Alberto Carvalho. A ideia inicial é que os alunos possam voltar às salas de aula até o dia 5 e outubro.
De acordo com o superintendente, um problema entre o data center e o provedor de internet foi relatado logo no início, mas foi resolvido e a plataforma estava funcionando normalmente. O condado disponibilizou uma plataforma online com quatro módulos para ajudar pais e alunos a se familiarizarem com o novo modelo à distância.
Seguindo as regras dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e do Departamento Estadual de Saúde, para que as aulas presenciais possam ser retomadas, a taxa de casos positivos deve ser inferior a 10%, apresentando uma tendência de queda para 5% em um período de 14 dias.
No condado de Palm Beach, as aulas presenciais poderão ser retomadas no final do mês, desde que observadas as medidas de prevenção e analisados os critérios para a reabertura.
No Condado de Broward, por exemplo, teve início no dia19 de agosto, também com aprendizado 100% de modo virtual.
Nesta segunda-feira, 31, o Departamento de Saúde informava 623,471 casos confirmados e 11,187 mortes pela Covid-19 na Flórida desde o início da pandemia.
Leia mais sobre o início do ano letivo na Flórida em Brasileiras na Flórida relatam preocupação com início de aulas de modo on-line

