As autoridades continuam perseguindo centenas de pistas em um esforço para encontrar a pessoa responsável por três pacotes de bombas colocadas na porta das vítimas em Austin, no Texas, este mês, matando dois e ferindo outros dois.
A recompensa por informações que levem à prisão da pessoa ou pessoas responsáveis ??foi aumentada para um total de $115 mil dólares, anunciaram as autoridades no domingo, dia 18. O FBI, o ATF e o Departamento de Polícia de Austin estão oferecendo $100 mil dólares por informações, além de $15 mil dólares anteriormente oferecidos pelo governador Greg Abbott.
Todas as vítimas eram afro-americanas ou hispânicas, levando essas comunidades a se sentirem ameaçadas. A polícia ainda não descobriu um motivo, mas não descartou a possibilidade de as bombas serem crimes de ódio.
Outra explosão atingiu a cidade no domingo à noite, que deixou dois homens com lesões graves, mas sem risco de morte. As autoridades estão trabalhando sob a crença de que o último incidente está conectado às três explosões anteriores da cidade, disse o chefe da polícia de Austin, Brian Manley. Neste momento, a informação é preliminar e a polícia ainda está investigando o caso.
Horas antes da explosão mais recente, Manley disse em uma coletiva de imprensa no domingo: "Acreditamos que os recentes incidentes explosivos que ocorreram na cidade de Austin estavam enviando uma mensagem".
Manley então falou diretamente com a pessoa por trás das explosões: "Esses eventos em Austin atraíram atenção mundial e nós asseguramos que estamos ouvindo", disse ele. "Queremos entender o que o levou até este ponto e queremos ouvir você".
As autoridades continuam a pedir a assistência da comunidade na investigação, incentivando-as a ligar caso tenham qualquer informação.
Mais de 500 agentes federais do FBI, a ATF e outras agências estão ajudando a Polícia de Austin, disse Manley. Até agora, 435 pistas foram dadas e estão sendo investigadas e 236 pessoas foram entrevistadas. As autoridades também responderam a 735 ligações denunciando pacotes suspeitos desde as explosões.
Com base em uma análise de evidências pelo ATF, Manley disse que as autoridades conhecem os materiais que foram usados ??para construir as bombas.
Três bombas em 10 dias
A primeira bomba explodiu em 2 de março, matando Anthony Stephan House, de 39 anos, um afro-americano que pegou um pacote fora de sua casa no norte de Austin. Na época, os investigadores acreditavam que era um incidente isolado.
Mas no domingo, Manley disse que as autoridades que lidam com a investigação da explosão inicial não perceberam que isso "fazia parte de um plano maior".
No dia 12 de março mais duas bombas foram colocadas na parte leste da cidade.
A primeira explosão ocorreu às 6:44 da manhã, matando Draylen Mason, de 17 anos, um aspirante a médico e baixista de orquestra. Alguém encontrou o pacote na porta e levou-o para a cozinha, onde explodiu. A mãe de Mason sofreu ferimentos sem risco à vida.
Em seguida, ao redor do meio dia, outra explosão feriu uma mulher hispânica de 75 anos depois de pegar um pacote deixado em sua varanda.
Nenhum dos pacotes foi entregue pelo serviço postal dos EUA ou serviços de entrega como UPS ou FedEx, disseram policiais. Todos foram colocados na frente das casas dos moradores durante a noite. Com informações da CNN.