Será inaugurado nesta quarta-feira (6) em Benfica, na zona norte do Rio, o primeiro simulador de lastro e emergência de plataformas offshore da América Latina, instalado no Núcleo de Treinamento Offshore (NTO), no Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi.
O equipamento será utilizado na formação de técnicos e engenheiros que trabalham em operações de plataformas marítimas de petróleo. No local, a Petrobras, o principal cliente, treinará nos próximos sete anos 924 funcionários – o que significará, segundo a estatal, uma “substancial” economia de divisas para a empresa – que até então treinava seus operadores em Aberdeen, na Escócia.
A construção do primeiro simulador de lastro no país – um dos mais avançados tecnologicamente em todo o mundo – foi viabilizado a partir de um acordo entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a empresa escocesa detentora da propriedade intelectual do software de simulação.
Segundo informações da Petrobras, o diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, estará em Benfica participando da solenidade de inauguração.
Agência Brasil