Muitos brasileiros que vivem no exterior não conseguem se expressar tão bem em inglês quanto em português, principalmente quando se trata de um trata de um tratamento psicológico. Foi pensando naqueles que não podem frequentar um consultório, ou pela distância ou mesmo por falta de dinheiro, que o Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) iniciou esse serviço pioneiro no Brasil, há mais de quatro anos.
“O NPPI oferece aos internautas um serviço de orientação via e-mail cujo objetivo é fornecer um encaminhamento focado no problema apresentado nas mensagens que nos chegam. Esse atendimento não tem o propósito de realizar psicoterapia pelos meios virtuais, mas, sim, oferecer uma orientação psicológica breve e pontual, que não ultrapasse o número de mensagens necessárias ao tratamento do tema central contido na solicitação recebida”, explicou um comunicado do núcleo, que oferece também serviços de orientação específica para os viciados em internet. “Normalmente são feitas de uma a três trocas de mensagens, podendo eventualmente ser estendido por até oito trocas, de acordo com a análise feita segundo critérios internos da equipe”.
Psicólogos do grupo disseram, em uma matéria publicada pela “Folha de São Paulo”, que o brasileiro que muda de país sofre com a adaptação e trabalha muitos turnos, motivo pelo qual busca atendimento online com a ajuda de profissionais conterrâneos. A psicóloga, Ivana Rocha, de Belo Horizonte (MG), tem clientes nos Estados Unidos e Canadá. Entre os conflitos que ouviu, estava o de quem passou a se sentir inútil depois de largar sua vida no Brasil para acompanhar o cônjuge. Para a psicóloga Jane Bitencourt, de Santo André (SP), que também tem pacientes no exterior, há uma grande idealização sobre a vida em outro país. “Mas, com o choque de realidade, muitos se frustram”, afirma.
O NPPI, da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC – SP), é um núcleo de psicólogos que atende apenas via e-mail, no Brasil ou no exterior. O núcleo informa que as respostas são enviadas dentro do prazo mais breve possível, e todos os emails recebidos são respondidos. “No entanto, devido à grande demanda, pedimos a compreensão daqueles que nos escrevem caso ocorra alguma demora no atendimento das suas solicitações”, disse o comunicado.
Informações:
O serviço é gratuito. O endereço eletrônico é: [email protected].
