Compositores, intérpretes, produtores e engenheiros de som brasileiros concorrem aos prêmios em 11 categorias da sétima edição do Grammy Latino, sem contar as específicas destinadas à música tupiniquim. Em 2006, a colombiana Shakira está no topo das listas de indicações, concorrendo em cinco categorias, anunciadas nesta terça-feira (26), na cidade de Nova York.
O músico Sérgio Mendes distputa com Black Eyed Peas o troféu de melhor gravação de 2006, a principal das 45 categorias do Grammy. "Carioca", de Chico Buarque, e "Acariocando", de Ivan Lins, concorrem ao prêmio de melhor álbum de cantor e compositor, enquanto "Terra Amantiquira", da Banda Mantiqueira, e "Choros & Alegria", de Moacir Santos, disputam o título de melhor álbum instrumental.
"Aystelum", de Ed Motta, e "Roda Carioca", de Jovino Santos Neto, são indicados ao prêmio na categoria melhor álbum de jazz latino.
A cantora gospel Aline Barros tem seu nome lembrado em duas categorias: melhor álbum de música cristã em espanhol, com "Aline", e melhor álbum de música cristã em português, com "Aline Barros e Cia.".
Céu concorre como artista revelação. Xuxa ("Xuxa Festa - Só para Baixinhos - Vol. 6") e Adriana Partimpim ("Adriana Partimpim - O Show") estão entre as concorrentes ao prêmio de melhor álbum infantil latino, enquanto Edson Cordeiro ("Contratenor") e Mauro Senise ("Templo Caboclo") disputam o prêmio de melhor álbum de música clássica.
Na categoria melhor projeto gráfico de um álbum, os engenheiros de som Cotô Guarino e Swami Junior concorrem com o disco "De Uns Tempos Pra Cá", de Chico César, e Duda Mello entra na disputa com "Jet - Samba", de Marcos Valle.
Com o álbum "Hoje", de Gal Costa, César Camargo Mariano foram indicados ao prêmio de produtor do ano com Moogie Canazio ("Arquitetura da Flor", de Francis Hime, "Pra Você", de Margareth Menezes, "Que Falta Você Me Faz", de Maria Bethânia, "Simone - Ao Vivo", de Simone) e com Lenine e Maria Rita, que concorrem com "Segundo", de Maria Rita.
Outros três representantes brasileiros estão na categoria de melhor vídeo musical versão longa: O Rappa, por seu "Acústico MTV - O Rappa", Simone, com "Simone - Ao Vivo", e Daniela Mercury, com "Baile Barroco".
Em 2 de novembro, o Madison Square Garden será o cenário da primeira festa do Grammy Latino em Nova York.