O Condado de Broward iniciou os leilões de foreclosure pela internet no dia 30 de março, uma forma de acelerar os milhares de processos que estão atrasados nas Cortes e atrair compradores do mundo inteiro, que agora poderão dar seus lances, sem sair de casa. Broward foi o terceiro condado da Flórida com o maior índice de Foreclosures, no mês de fevereiro.
O condado vai realizar os leilões com base no que já acontece com os vizinhos, Miami-Dade e Palm Beach, que já colocaram leilões das casas online, desde janeiro. Espera-se que o sistema online venha estimular o mercado imobiliário oferecendo o melhor acesso a compradores em potencial.
Quanto maior os lances, mais alto ficará o valor das casas. “É muito melhor termos um leilão, onde os compradores estejam longe, do que dentro de uma sala”, disse Howard C. Forman, do Broward Clerk of Courts. “Olha
o exemplo do eBay, como é popular. As pessoas realmente entram lá e fazem seus lances”, completou. Se o novo método irá aumentar os preços das casas, ainda não é certeza. As vendas online dos foreclosures de Palm Beach, ainda estão lentas, de acordo com a porta-voz do condado, Julie Rosborough. Ela também ainda não pode afirmar sobre a alta dos preços.
O novo sistema deverá, sim, acelerar as vendas de foreclosures, um alívio para um Estado que está com cerca de 500 mil residências, em processo de foreclosure, pendentes. De acordo com o Clerk of Courts, só em Broward,
mais de 5,300 casas já têm datas marcadas para entrar em leilão e outras 2,000 casas também receberão suas notificações e datas.
O sistema online poderá colocar pelo menos 1,000 casas por semana, em leilão, mais do que o dobro das 420 casas que entraram em leilão na Corte por semana, em Janeiro. Outros condados no Estado também estão vendo esses
resultados.
A Flórida foi o primeiro Estado do país, a adotar o sistema de vendas de casas em foreclosures pela internet. Para participar dos leilões de Broward, os interessados devem primeiro fazer um registro no site www.broward.realforeclose.com. O registro é de graça, mas o condado cobrará uma taxa administrativa de $60 para cada comprador que levar a casa. Mais de 1000 pessoas já fizeram seus registros na última semana.

