Uma operação destinada a investigar veículos roubados acabou com a prisão de 51 imigrantes ilegais encontrados em três casas em San Antônio, Texas.
Um agente notou que quatro indivíduos saíram correndo quando investigava o local, nesta quarta-feira (11), disse o sargento da polícia Gabe Trevino. Segundo Trevino dois suspeitos foram capturados e outros escaparam quando os agentes confirmavam se os carros estacionados na parte de trás da casa eram roubados.
Desconfiados os agentes entraram na casa onde encontraram 38 homens, 12 mulheres e um menor de idade de 17 anos. De acordo com os agentes, os imigrantes estava divididos em três quartos no segundo andar da casa.
“É muito raro que tenha casas como estas nessa área de San Antonio”, disse Nina Pruneda, porta-voz do Departamento de Regulação de Aduanas e Imigração dos EUA. Para Pruneda, a cidade, normalmente serve apenas de escala para os imigrantes irem para outras regiões.
Fred Hellenbeck, agente encarregado da investigação no departamento, disse que os imigrantes foram encontrados em “condições deploráveis” em pequenos quartos sem eletricidade. Segundo o policial, os 51 detidos dividiam apenas um banheiro.
Segundo o policial, os imigrantes disseram que moravam ali a cerca de oito dias. Muitos estavam com fome, sede e sem tomar banho a vários dias, disse . No entanto, nenhum dos imigrantes solicitou atenção médica, nem tinham sinais de abusos físicos.
De acordo com Hellenbeck, os imigrantes eram do México e países da América Central. Agora os responderam perante a lei por se encontrarem ilegais.