O cantor e compositor Caetano Veloso está de volta aos Estados Unidos com a turnê “zii e zie”, do seu último CD. O artista baiano vai percorrer as principais cidades do país e terminará a turnê aqui na Flórida, no teatro Fillmore Miami Beach, no dia 20 de abril. O CD, cujo titulo quer dizer “tio e tia” em italiano, é o segundo com a banda Cê formada por Pedro Sá na guitarra, Ricardo Dias Gomes no baixo, Marcelo Callado na bateria, e claro, Caetano Veloso no violão e voz.
O projeto, produzido pelo seu fi lho Moreno, rendeu a Caetano mais um GRAMMY Latino de “Melhor Álbum Cantor/Compositor”. O show destaca os “transambas” do novo CD, músicas da fase londrina do cantor como “London, London”, e mais alguns clássicos como “Desde Que o Samba é Samba”. Caetano também promete uma sessão voz e violão durante o show para
destacar sua bela voz.
O último show de Caetano em Miami, em 2007, também produzido pela Rhythm Foundation, foi “soldout”. Os ingressos para o show de abril estarão a venda na bilheteria do teatro e pelo site Ticketmaster.com.
Programação dos próximos shows da turnê de Caetano Veloso nos Estados Unidos:
15 de abril - Los Angeles - The Greek Theatre
17 de abril - São Francisco - Masonic Theatre
20 de abril – Miami Beach - Fillmore Miami Beach
História
Uma das fi guras mais importantes da música popular brasileira contemporânea, Caetano Veloso começou a cantar e tocar violão em Salvador, aonde foi estudar, ao lado da irmã Maria Bethânia. Nos anos 60, conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, e juntos começaram a fazer shows.
O disco “Tropicália”, ao lado de Gil, Gal, Tom Zé, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, e Nara Leão, marcou o início do movimento tropicalista. Em 1968, no 3º Festival Internacional da Canção, chegou a ser vaiado pelo público e teve a música “É Proibido Proibir” desclassificada.
Em 1969, depois de ser preso pela ditadura militar, Caetano partiu para o exílio na Inglaterra, onde lançou discos e compôs canções como “London, London” e “Como Dois e Dois”. Retornou ao Brasil em 1972 e fez shows em várias cidades. Nos anos seguintes, começou a atuar também como produtor.
Em 1976 Caetano, Gal, Gil e Bethânia novamente se uniram e formam o grupo Doces Bárbaros, que gravou um LP e saiu em turnê.
Nos anos 1980, Caetano Veloso continuou gravando e produzindo discos, como “Outras Palavras”, “Cores, Nomes” e outros.
Nos anos 1990, voltou a fazer sucesso com o disco “Circuladô”, cuja faixa-título era baseada em um poema de Haroldo de Campos. Logo em seguida, “Tropicália 2” refez a parceria entre Caetano e Gil.
Em 1997, saiu o primeiro livro de Caetano, “Verdade Tropical”, um relato pessoal sobre sua visão de mundo. Seu disco “Livro”, de 1998, ganhou o prêmio Grammy em 2000, na categoria World Music.
Em 2004, no CD “A Foreign Sound” fez releituras de canções em inglês, com clássicos de Paul Anka, Elvis Presley, Cole Porter, entre outros, com destaque para “Come as You Are”, do Nirvana, além de “Feelings” de Morris Albert, uma das canções mais gravadas de todos os tempos.

