A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coe-lho, inaugurou na segunda-feira (24), o primeiro escritório de negócios em solo americano. O evento, que faz parte do processo de internacionalização do Banco, iniciado em 2004, será realizado no Hotel Hyatt Regency City, 2 Exchange Place, Jersey City, em New Jersey.
A abertura de uma unidade da Caixa nos EUA vai proporcionar maior sustentação e apoio ao Programa de Remessas para brasileiros que residem nos EUA e ampliar os negócios com organizações de multimercados de crédito. Outro objetivo da Caixa é a promoção e o apoio ao comércio exterior, principalmente nas pequenas e médias empresas e a ampliação das parcerias com bancos internacionais.
A inauguração contará com a presença de representantes do Banco Central americano, Federal Reserve (FED), bancos regionais, líderes políticos, prefeitos das cidades, governadores e senadores.
Segundo a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, o início das atividades da instituição nos Estados Unidos é uma forma concreta de consolidar a atuação Caixa no exterior e manter relacionamento com a imensa comunidade brasileira de 700 mil residentes nas regiões de New York, New Jersey, Pensilvânia, Boston e Connecticut.
O primeiro escritório da Caixa foi inaugurado no início do ano, no Japão, na cidade e Hamamatsu, província de Shizuoka, onde residem mais de 51 mil brasileiros. As duas unidades estrangeiras não são agências da Caixa e não prestam atendimento ao público.
Na visita aos Estados Unidos, a presidente da Caixa irá a Washington para assinar acordo de cooperação técnica com o BID para desenvolvimento de ações do Procidades. O programa financia investimentos em habitação, transporte, educação, saúde, saneamento, infra-estrutura e meio-ambiente nos municípios brasileiros. A Caixa, como principal agente financeiro do governo federal, irá prestar apoio técnico e operacional ao Banco americano nos financiamentos dessas ações.
Remessas
De acordo com estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) existem mais de três milhões de brasileiros vivendo no exterior. Mais de 1,5 milhão enviam regularmente dinheiro para suas famílias. Eles são responsáveis pela remessa anual de $7,6 bilhões para o Brasil, segundo estimativa do BID. Grande parte dessas remessas vem dos Estados Unidos e Japão. Por ano, os brasileiros residentes nesses países remetem US$ 5,2 bilhões para o Brasil.
O projeto de remessas da Caixa começou em maio de 2004 e, já ingressaram, pelo banco, 28,9 mil remessas atingindo um montante de R$ 168,76 mi-lhões correspondentes a $79,55 milhões. O banco também mantém parcerias com os bancos Millennium bcpbank, Millennium bcp e Iwata Shinkin instalados nos Estados Unidos, Portugal e Japão, respectivamente. A escolha dos países levou em consideração o número elevado de brasileiros que emigram para esses países em busca de oportunidades de trabalho e de formação de poupança para retornar ao Brasil e adquirir sua casa própria, abrir seu negócio ou mesmo garantir os estudos dos seus filhos.
Além de remessas, a Caixa oferece para os brasileiros no exterior outros produtos e serviços como poupança, investimentos em letras hipotecárias e previdência privada. A Caixa também estuda oferecer uma linha de financiamento habitacional voltada exclusivamente para o público no exterior. O objetivo é oferecer crédito para que os emigrantes brasileiros possam comprar um imóvel no Brasil quando regressarem ao país.
Seguindo determinação do governo federal, o banco estatal incluiu em seu planejamento estratégico a sua expansão para o mercado internacional com a captação de recursos no mercado externo com o serviço de remessas internacionais, que permite a abertura de contas correntes bancárias pela internet para brasileiros que desejam transferir dinheiro de outro país para familiares e também para formação de poupança. Para transações do Caixa Internacional, foi desenvolvido um site especial que funciona como uma loja virtual (www.caixa.gov.br).

