Os vários focos deincêndiosque começaram no início desta semana na Califórnia se espalharam rapidamente e alcançaram nesta quinta-feira, 7, parte residencial também emLos Angeles.
Cerca de200 mil pessoastiveram que abandonar as casas no bairro de Bel-Air. As autoridades lançaram, pela primeira vez, oalerta roxo -o nível mais elevado na história da Califórnia, devido aos fortes ventos que se fazem sentir na região e que atingiram os 130 quilômetros por hora, dificultando o combate às chamas.
Este é o mais recente de uma série de focos que surgiram nesta região do país nos últimos dias, deixando um rastro de devastação. O maior deles, o incêndio Thomas, já afetou mais de 90 mil hectares e chegou à costa do Pacífico.
“Tal como prevíamos, a força dos ventos aumentou de forma extraordinária” disse o serviço de combate aos incêndios da Califórnia (Cal Fire) através do Twitter.“Mantenham-se alerta e estejam preparados para a eventual evacuação da zona.Caso sintam que não estão em segurança abandonem o local onde se encontram”, acrescenta a mensagem do mesmo organismo.
Mais de 50 mil pessoas receberam ordens para abandonarem as casas, sobretudo no condado de Ventura e perto de Ojai.Os incêndios de grandes proporções propagaram-se nas últimas 48 horase, segundo as últimas informações, muitas frentes encontravam-se fora de controle.
As chamas jádestruíram 120 residências e provocaram a morte a pelo menos uma pessoa, de acordo com os dados fornecidos pelos bombeiros. Mais de32 mil hectaresforam atingidos pelas chamas nos últimos dois dias.
Nesta quinta-feira, a NASA divulgou imagens de satélite que mostram o tamanho da parte queimada e a densa nuvem de fumaça vistas a quilômetros de distância.