No primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT - PRB - PC do B) e Geraldo Alckmin (PSDB - PFL), voltaram a apresentar suas propostas aos eleitores.
O programa do candidato petista falou em ampliação e aprimoramento do Bolsa família e do Luz para Todos. Já o programa do candidato tucano colocou entre as prioridades de governo a criação de empregos e de uma nova Superitendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
No horário reservado para sua coligação, Lula disse que vai utilizar a propaganda eleitoral para estabelecer as diferenças entre “o projeto de nação do PT e o projeto do candidato adversário”. “Vamos comparar o que fizeram com o que fizemos e confrontar o que eles propõem com aquilo que estamos propondo”, afirmou.
Para o candidato à reeleição, com o segundo turno, os brasileiros pediram mais um tempo para debater e têm direito a isso. “É o futuro do Brasil que está em jogo. Agora podemos aprofundar o debate, as pessoas vão se informar melhor, vão lembrar como era no passado e, assim, decidir melhor. Mas o que quero, antes de tudo, é falar de futuro.”
Geraldo Alckmin, por sua vez, disse que vai melhorar o Bolsa Família e estabeleceu como primeiro compromisso a geração de emprego e renda. "Este é o caminho para diminuir a desigualdade, a pobreza. Lancei o programa Novo Nordeste. Vou criar uma nova Sudene, para levar para ao Nordeste investimento, emprego, trabalho. É a iniciativa privada, são os empreendedores que geram emprego.”
Alckmin defendeu ainda o cuidado com as crianças e o aumento do tempo de permanência na escola. “Quanto mais tempo na escola, melhor. A criança aprende, tem infância digna e, desde cedo, se prepara para a vida, longe das ruas, das drogas. É assim que vai ser no meu governo.”
Os dois candidatos a presidente incluíram na propaganda eleitoral de televisão trechos do debate ocorrido no último domingo (8), na TV Bandeirantes. Alckmin ainda apresentou imagens de obras supostamente inacabadas do governo federal.
A propaganda eleitoral gratuita vai ao ar todos os dias, inclusive aos domingos, às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e 20h30 na TV. Serão 16 dias de propaganda e cada candidato terá 10 minutos por bloco, além de 7,5 minutos de inserção diária no rádio e na TV.