O presidente Barack Obama afirmou, em um vídeo na página de internet da Casa Branca, que finalmente está pronto para anunciar uma ordem executiva que irá reformar o sistema da imigração. O anúncio está marcado para o dia 20, quinta-feira, às 8pm, segundo o site da Casa Branca.
“Amanhã à noite, estarei anunciando da Casa Branca alguns dos passos que posso dar para começar a arrumar o nosso sistema de imigração quebrado”, disse Obama, no vídeo que também foi publicado no Facebook, no dia 19. “Todos concordam que o nosso sistema de imigração está quebrado. Infelizmente Washington está demorando muito para resolver o problema. Por isso, o que irei apresentar são as coisas que eu posso fazer, com a minha autoridade de presidente, para fazer o sistema funcionar melhor, mesmo enquanto eu trabalho com o Congresso para que eles passem uma lei bipartidária e abrangente, que poderá resolver todo o problema”.
Dos 5 milhões que poderão se beneficiar, pessoas ligadas ao plano disseram que 4 milhões poderão ter alívio de deportação e 1 milhão poderá conseguir um status de proteção por outras medidas que serão anunciadas.
No entanto, estima-se que não haverá uma proteção especial para os pais dos jovens chamados de DREAMers – crianças protegidas pelo programa anunciado por Obama em 2012, o Deferred Action for Childhood Arrivals – nem para trabalhadores agrícolas.
O anúncio trouxe ira entre os republicanos, que têm chegado a falar em impeachment do presidente. Mas dois republicanos que pretendem concorrer à presidência em 2016, Sem. Rand Paul (R-Ky.) e Sen. Rob Portman (R-Ohio), pedem cautela, já que uma reação muito negativa poderá espantar possíveis eleitores.
Quem poderá se beneficiar de uma possível ordem executiva?
Por Ingrid Domingues McConville
O que uma possível ação do presidente pode significar para nossa comunidade? Embora o plano de ação de fato só deverá ser anunciado no dia 20, fontes de dentro da Casa Branca parte do plano, que inclui 10 componentes.
Incluso neste “Plano de 10”, como agora é chamado, está um projeto grande de reforço na fronteira com o México, alterações nos números de vistos para profissionais (H1B) e, o mais interessante para nossa comunidade, um possível alívio de deportação. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de indocumentados serão beneficiados.
Mas quem poderia se beneficiar? De acordo com as informações atuais, pessoas que podem comprovar que estão nos EUA seguidamente entre 5 a 10 anos. Essas pessoas também terão que passar por um rigoroso exame de antecedentes criminais para que possam, talvez, receber sua permissão de trabalho.
Importância da preparação
Embora não tenhamos detalhes exatos ou confirmações concretas sobre a ação do presidente, sabemos que por agora o que os imigrantes devem fazer é se preparar. Como fazer isso? Começar a juntar documentos de sua família, como certidões, históricos escolares, provas de pagamento de imposto de renda e, o mais importante, provas de presença física nos EUA para cada ano desde sua chegada. Documentos como contratos de aluguel, renovação de seguros, históricos escolares, laudos médicos, etc.Se o presidente anunciar seu plano no dia 20, não faltarão pessoas tentando se aproveitar da esperança. Por isso, é importante procurar um advogado de confiança certificado pelo Florida Bar Association (equivalente à Ordem dos Advogados do Brasil) e manter-se informado através de jornais de credibilidade.