Uma negociação em andamento entre autoridades e uma ONG local pode resultar na transformação da casa onde o ditador nazista, Adolf Hitler, nasceu, na cidade austríaca de Braunau am Inn, em um centro para a integração de imigrantes.
De acordo com informações da agência “EFE”, o ditador mais sangrento do século XX nasceu na casa em Braunau, próxima à fronteira com a Alemanha, em 1889, e embora sua família tenha passado ali apenas três anos, seu legado teve um enorme peso nesta cidade de 16 mil habitantes.
Atualmente, a casa é propriedade de uma aldeã, embora desde 1972 o Ministério do Interior da Áustria a tenha alugado e a ceda à Prefeitura de Braunau por cerca de 5 mil euros mensais.
Segundo a imprensa austríaca, intenção é transformar o local em um centro que favoreça a integração de imigrantes por meio de cursos de idiomas e outras atividades de apoio. Esta ONG, próxima ao partido social-democrata SPÖ, considera que dar um uso social a este lugar seria “um grande sinal” tendo em vista seu passado.
A prefeitura manifestou o temor de que uma organização neonazista pudesse alugar a casa de forma encoberta e transformar a cidade em um centro de peregrinação para setores ultradireitistas.

