Altamente contagiosa e dolorosa, a doença chamada mão-pé-boca (designada em inglês como “Hand, Foot, and Mouth Disease” (HFMD) está se espalhando em campus universitários americanos, de acordo com um especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia em Berkeley.
"Isso representa uma epidemia silenciosa, porque as pessoas não sabem que têm o vírus e não sabemos quais as pessoas que têm o vírus," Dr. Fenyong Liu,disseo especialista ao KRON 4 News.
O contágio é maior durante a primeira semana da doença.No entanto, por vezes podem permanecer contagiosas durante semanas após os sintomas desaparecerem.Algumas pessoas, especialmente os adultos, podem não desenvolver nenhum sintoma, mas ainda podem espalhar o vírus para outras pessoas.
Duas universidades da Flórida (Florida State University and the University of North Florida) e a Universidade de Illinois, relataram ter visto mais de trinta casos de HFMD nos últimos meses.
O West Central Health District, localizado em Columbus, divulgou alerta aos pais ou responsáveis sobre relatos da doença na última segunda-feira, 14.
O que é a HFMD
A Hand, Foot, and Mouth Disease é uma doença viral comum que afeta pessoas de todas as idades, mas as crianças menores de 5 anos de idade e crianças são particularmente mais vulneráveis. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea e manchas vermelhas ou feridas na boca.
A doença é tipicamente leve, e quase todas as pessoas se recuperam em 7 a 10 dias sem tratamento médico.A HFMD é causada por vários vírus diferentes e é possível que as pessoas possam contrair a doença novamente. Em casos raros, outras complicações podem ocorrer, como a meningite (asséptica) viral.
Sintomas
Geralmente, os primeiros sintomas da doença são febre, dor de garganta, falta de apetite e um mal-estar geral. Um ou dois dias após surgir a febre aparecem pequenas manchas vermelhas na boca, na parte interna da bochecha, gengivas e língua.
As manchas podem transformar-se em bolhas ou úlceras. Também pode surgir uma erupção cutânea nas mãos, pés e nádegas e, por vezes, nos braços e nas pernas, com manchas vermelhas e bolhas salientes ou à superfície da pele. Nem todas as pessoas com HFMD apresentam todos estes sintomas.
Transmissão
O vírus pode ser espalhado através da transmissão fecal ou oral, o que torna creches e dormitórios da faculdade áreas comuns de transmissão.
Geralmente, a HFMD propaga-se através do contato com as fezes e com as descargas das mucosas nasais e da garganta, e ainda com o fluido das bolhas ou a saliva de uma pessoa infectada. Muitas vezes, os vírus são transmitidos pelo toque nas pessoas ou locais com as mãos contaminadas.
Recomenda-se desinfetar as superfícies e objetos freqüentemente tocados, como brinquedos e maçanetas, especialmente se alguém estiver doente.
Os vírus podem sobreviver em superfícies ambientais por longos períodos de tempo.
Tratamento
Não existe vacina ou medicação para proteger contra a HFMD.Podem ser receitados medicamentos por um profissional de saúde para controlar a febre a as dores.
Algumas pessoas, especialmente crianças pequenas, podem ficar desidratadas se deixarem de tomar líquido suficiente devido a feridas na boca.Recomenda-se também evitar alimentos ácidos ou picantes.
Semelhança com a febre aftosa
A HFMD não está relacionada com a febre aftosa (chamada em inglês “hoof-and-mouth disease” ou "foot-and-mouth disease"). Apesar das duas doenças terem nomes parecidos, são provocadas por vírus diferentes. A HFMD só afeta pessoas enquanto a febre aftosa só afeta animais como gado, porcos e ovelhas.
De acordo com os institutos nacionais da saúde, aproximadamente 200 mil pessoas contraem a doença anualmente nos EUA.No entanto, de acordo com o Dr. Fenyong Liu, muitos mais pessoas carregam o vírus associado com a doença.
Com informações do WTVM e KRON 4 News.

