A polícia norte-americanas começaram nesta quinta-feira as investigação na tentativa de descobrir as causas do choque de um pequeno avião contra um edifício residencial de 50 andares em Upper East Side, na ilha de Manhattan (Nova York). O acidente causou a morte do astro do beisebol Cory Lidle, 34, dos Yankees, e seu instrutor de vôo.
Até o momento, as autoridades ainda não conseguiram identificar quem estava pilotando a aeronave, mas Lidle tinha brêve.
Algumas testemunhas disseram que o piloto perdeu o controle do avião antes de se chocar contra o prédio.
Alguns documentos do jogador foram encontrado próximo a um corpo carbonizado, que estava dentro de um pedaço da aeronave que caiu na rua após o acidente. Lidle tinha brevê de piloto havia um ano.
Há exatamente um mês, os norte-americanos pararam por alguns minutos para lembrar o pior ataque terrorista contra o país, quando aviões comandados por seqüestradores atingiram o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington. O ataque deixou cerca de 3.000 mortos.
A colisão
O avião, um Cirrus SR20, saiu do Estado de Nova Jersey às 14h30 desta quarta-feira.
Logo após o acidente, imagens captadas pelas TVs locais mostraram labaredas de fogo em dois andares do prédio The Belaire, que tem ao menos 50 andares, situado na rua 72, perto do East River.
Cerca de 45 minutos foram necessários para se conter as chamas
A colisão causou um forte barulho. Pedaços de vidro e escombros se espalharam pelas ruas vizinhas. Parte do combustível do avião vazou gerando focos de incêndio em ruas próximas ao edifício.
Moradores foram retirados do local, o tráfego interrompido e a região isolada. Não houve registro de caos, apenas acúmulo de pessoas curiosas na região da rua 72.
Precaução
Logo após o choque do avião, o FBI [polícia federal americana] desconsiderou a possiblidade de ter sido um ato terrorista, mas aviões militares sobrevoaram regiões dos EUA por precaução.
As autoridades não elevou o alerta de segurança do país e todos os aeroportos continuaram funcionando normalmente.