"Cinema, Aspirinas e Urubus", dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes, foi indicado pele Ministério da Cultura nesta quarta-feira(20) concorrer a uma das cinco vagas do Oscar de melhor filme estrangeiro.
O longa mostra a história de um alemão que percorria as estradas do sertão nordestino nos anos 1940, vendendo a última novidade no mercado de remédios, a aspirina.
"Cinema, Aspirinas e Urubus" foi exibido pela primeira vez na reconhecida mostra "Um Certo Olhar", voltada para os novos cineastas no Festival de Cinema de Cannes, em maio.
Durante a realização do Festival do Rio, em 2005, ganhou o Prêmio Especial do Júri. E na Mostra de São Paulo, levou o prêmio de melhor longa de ficção e melhor ator (João Miguel) para o júri, além do de melhor filme brasileiro para a crítica.
O filme, que conta com a parceria de Karim Ainouz no roteiro, concorreu com outros 12 longas enviados à Secretaria do Audiovisual do Ministério até o dia 11.
Foram eles: "A Máquina", "Anjos do Sol", "Bens Confiscados", "Cafundó", "Depois Daquele Baile", "Doutores da Alegria", "Estamira", "Irma Vap, O Retorno", "O Maior Amor do Mundo", "Tapete Vermelho", "Vida de Menina" e "Zuzu Angel".
As indicações ao Oscar serão feitas em 23 de janeiro, e a cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 25 de fevereiro. A comediante Ellen DeGeneres será a apresentadora da 79a edição do Oscar.
Nos anos de 2004 e 2005, o Minc indicou respectivamente "Olga", de Jayme Monjardim, e "Dois Filhos de Francisco", de Breno Silveira.