Tenho certeza que você começou a ler este texto por causa da promessa do título. Este título está um pouco modificado para eu não ter problemas de plágio, mas a ideia é a mesma. Recebi um artigo por parte de uma cliente, que pediu a minha opinião sobre ele. Achei tão importante que resolvi compartilhar com os leitores deste jornal.
O artigo descreve uma receita bem simples, para ser feita com limão, e eu vou aqui comentar todas as frases de efeito, que não explicam nada, mas convencem o leitor leigo e ávido por resultados.
“Para regularizar o intestino, normalizar o colesterol e derreter a gordura do corpo basta consumir 3 colheres por dia.” Não especifica se é colher de sopa, sobremesa ou café, mas elas têm um poder mágico.
“Além disso, o limão é uma fruta de extraordinário poder medicinal. Apesar do sabor ácido, ele tem uma incrível capacidade de alcalinizar nosso corpo, eliminando toxinas e deixando-nos mais dispostos e resistentes.”
Qual o poder medicinal que não está descrito nem justificado? Nada pode alcalizar o corpo e manter o indivíduo vivo, absolutamente nada. Nosso sangue tem o pH regulado em um limite muito pequeno e se alterar morremos. O que o limão pode fazer para eliminar toxinas, se quem pode e faz isso é o fígado? E por que a resistência aumenta com a possível desintoxicação? E eu me torno mais resistente à que? Exercícios, bebidas, intoxicação, doenças?
“Essas fibras da casca do limão são muito importantes, porque ajudam a limpar o intestino e intensificam a perda de peso. Além disso, a casca do limão contém d-limoneno, ajuda a dissolver cálculos renais e a evitar entupimento nas artérias.”
Limpar o intestino emagrece? Qual a ligação das fezes com a gordura? Nenhuma, acredite. Se você tiver uma diarreia sem dúvida perderá peso, mas não gordura.
Os cálculos renais são feitos por ligações químicas muito fortes e que apenas o bombardeio com ultrassom pode quebrar...e não alguns miligramas de um subproduto do limão. Além disso, para chegar aos rins o limão já foi digerido e metabolizado.
O entupimento das artérias ocorre devido a produção de placas de ateroma que por sua vez ocorre pelo aumento do colesterol. Gordura que nós produzimos e que ingerimos quando nos alimentamos de gordura animal. Não tem nenhuma relação com o limão, acidez do limão, acidez estomacal. O metabolismo do colesterol se dá no fígado e pode ser regulado por hormônios.
O que quero mostrar aqui é que essas frases causam impacto em pessoas que desejam resolver seus problemas, mas que desconhecem o assunto. Infelizmente fica muito fácil convencer leigos de algo que é desconhecido. A intenção é apenas aumentar as vendas e claro ganhar dinheiro. Não haveria nenhum problema nisso se a verdade não fosse distorcida e direcionada para um público leigo e sedento de informações.